Aprenda a preparar o Jão, drinque da bartender Paola França

Reza a lenda que Garrincha referia-se a todos os jogadores adversários que driblava como João. Eram afinal apenas pernas retas prestes a serem ludibriadas pelas arte torta do gênio da bola. A história infelizmente não é verdadeira, ainda que a definição de João como um qualquer seja real.

Para resgatar o valor da simplicidade e das coisas comuns, Paola França criou o seu Jão. Um elogio ao lema “menos é mais”, mas com toque diferenciado. O drinque nasceu como uma brincadeira no bar em que o desafio era criar um coquetel com bebidas marginalizadas.

Na base o famoso “conhaque” de alcatrão São João da Barra. Para o dulçor, um xarope simples. O suco de limão Tahiti traz o toque de frescor cítrico que se complementa com uma meia lua de laranja Bahia. Dois dashes de Angostura e um zest de limão siciliano por cima e é só driblar o Jão e chutar a mistura pro fundo da goela.

Paola França começou sua carreira como garçonete em eventos em busca de arrecadar um dinheiro extra. Até que surgiu uma oportunidade de ser barback aí sim tudo começou. Um grande mestre nesse início foi Walter Moreno, que ensinou muito em pouco tempo. Depois de trabalhar em uma casa noturna, Paola se mudou para o Ceará e por lá ganhou espaço com criações que usavam insumos regionais.

Em território cearense trabalhou no Uhuu e n’O Mar Menino, nesse último teve a oportunidade de inovar com uma carta autoral. Desde 2011 Paola voltou para São Paulo para cuidar do Estepe e sua autêntica coquetelaria popular brasileira.

Quem quiser driblar o Jão, o drinque é servido no Estepe ao custo de R$ 18. Uma mistura etílica simples e bem brasileira dentre os #365DrinquesDoBrasil.

aprenda a receita

Jão

50 ml de São João da Barra
20 ml de xarope simples
20 ml de suco de limão Tahiti
1 meia lua de laranja Bahia
2 dashes de Angostura
Zest de limão siciliano

Na coqueteleira, macere a meia laranja e adicione o São João da Barra, o xarope de açúcar, suco de limão e o bitter. Adicione gelo e bata vigorosamente. Coe duplamente para o copo americano rocks com gelo. Finalize com um zest de limão siciliano.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!