Airmail, drinque do baú quase centenário e mais atual do que nunca
Este Drinque do Baú teve seu remetente esquecido, mas certamente te fará chegar a um destino feliz!
O Airmail é um coquetel interessante que claramente faz alusão ao “moderno” uso de aviões para entregas urgentes, o correio aéreo, que iniciou em 1911 e ganhou popularidade em meados de 1930, impusionado pelo filme homônimo, estrelado por Ralph Bellamy e Gloria Stuart.
Embora grande parte das referências à esse coquetel indiquem o livro Esquire’s Handbook for Hosts de 1949, é no livro Here’s How, Mixed Drinks (1941) do bartender americano WC Whitfield que aparece a receita desta interessante combinação de rum cubano envelhecido, suco de limão tahiti, mel e espumante.
Dado a curiosa escolha do rum cubano e a diferença de tempo entre a popularização do correio aéreo e a primeira aparição da receita em um livro americano, cabe olhar a história cubana.
Pouco após as primeiras correspondências saírem por avião da ilha caribenha aparece a receita do Airmail em um panfleto do rum Bacardí, em 1930. Vale lembrar que nesta época estava em vigor a Lei da Proibição e que muitos estadunidenses viajavam para Cuba buscando coquetéis e diversão.
Com sua origem cubana o Airmail faz uma combinação do “medicinal” Canchánchara – aguardente, mel e limão – com o clássico French 75 – gim, siciliano, xarope de açúcar e espumante. Além da clara alusão a aviões o espumante também ajuda a “entregar a mensagem” mais rápido.
Embora a receita original especifique Champagne, outros espumantes brut funcionam bem. Caso possa não deixe de provar com o original francês, famoso por suas notas florais, amendoadas e de frutas secas uma escolha que faz eco aos aromas do rum envelhecido.A escolha do mel também trás opções de harmonização dependendo da florada. Devido ao seu sabor marcante, um mel leve e floral já funciona bem de maneira geral, mas dependendo do rum e do espumante você pode buscar por notas mais presentes ou contrastantes. Lembre de fazer um xarope de mel antes que vc pode aprender aqui na receita do Bees Knees.
Um fato interessante é a decoração, que à época era um selo de correio aéreo, algo inusitado e bem “contemporâneo”, embora de difícil execução atualmente. Sem mais delongas a receita para este clássico esquecido:
Airmail
30 ml de rum envelhecido
15 ml de suco de limão tahiti
15 ml de xarope de mel
60 ml de espumante brut
Em uma coqueteleira com cubos de gelo bata rum, mel e limão e coe para um copo longo com gelo novo. Complete com o espumante e decore com uma fatia de limão.
Agora, se você quiser mudar o copo longo para uma taça comprida como uma flute longa, fique à vontade!
Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.
Obrigado por se inscrever!