Entrevista com Per Hermansson, diretor de experiências sensoriais de Absolut Vodka
Per Hermansson, diretor de experiências sensoriais de Absolut Vodka, esteve no Brasil nos últimos anos para o lançamentos de sabores da marca e pudemos conversar e tirar diversas dúvidas sobre análise sensorial com ele. Per atravessa o mundo durante seis meses acompanhando os lançamentos da marca e dando treinamentos específicos, e nos outros meses se trancafia com sua equipe científica para desenvolver novos sabores. Ainda tem tempo para explicar para nós o que está em alta nas inovações e sabores.
Acompanhei toda a sua passagem pelo Brasil durante setembro para o lançamento de Absolut Mango e percebi que muitas pessoas desconhecem completamente que possuem uma capacidade sensorial extraordinária. Porque algo que é extremamente ligado à necessidade humana, o desejo, não é facilmente compreendido e aproveitado por nós? Com o passar do tempo, estamos sentindo menos o mundo à nossa volta?
Desde “A Fisiologia do Gosto” escrito por Brillat-Savarin em 1825, as pessoas estão acostumadas a acreditar que temos quatro diferentes sabores perceptíveis em nossa língua, e que eles estão localizados em lugares específicos. Atualmente, existem pesquisas científicas que dizem que não há divisão de sabores na língua. O que você acha sobre essa discussão?
Como os mixologistas de todo o mundo poderiam ajudar os consumidores à sentir, entender e aproveitar mais e mais cada sabor e aroma dentro de um bar ou restaurante?
É possível prolongar ou aumentar a nossa capacidade sensorial? Existe algum mecanismo ou técnica que estimula cada sentido humano à absorver mais e melhor todas as informações que o mundo nos fornece diariamente?
Esta é a sua segunda vez no Brasil. Você acredita que os brasileiros, por motivos culturais e geográficos possuem algo em especial quando falamos sobre capacidade sensorial? Você acha que nosso país, comida, bebidas, cidades nos ajuda a sentir mais do que algum outro local e se é comum esse tipo de relação existir?
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