Aprenda a preparar o Myny Lotus Martini, drinque do bartender Marcelo Vasconcellos
Quando Buda ainda era menino, a cada um de seus passos desabrochavam flores de lótus. O caminho do jovem se prolongou e para alcançar a iluminação, o líder espiritual propôs oito passos. O primeiro é a perfeita compreensão da doutrina, o segundo a aspiração, o terceiro a fala, o quarto a conduta e assim até chegar ao oitavo passo, a perfeita contemplação.
Foi no ano de 2009 que Marcelo Vasconcellos criou o Myny Lotus Martini drinque de verão para ser desfrutado em goles longos, mas também contemplado pelas flores que o adornam e aromatizam. A ocasião foi a final do primeiro campeonato Vive La Révolution! da vodka Grey Goose.
A mistura final é refrescante e suave. Na base a Grey Goose La Poire com o sabor de pera responsável pelo dulçor e frescor, já o grapefruit vem macerado com acidez cítrica e amargor. As notas doces sobem de novo com um creme de lichia com flor de rosas. Um coquetel tão equilibrado quanto o caminhar de Buda, unindo sabores florais, doces, amargos e cítricos.
Marcelo Vasconcellos teria completado 41 anos de caminhada nesta Terra em dia 8 de julho de 2018. Infelizmente teremos de comemorar a data sem sua presença física para “uns gorózinhos”, como ele gostava de dizer. Ainda em 2015, sua trajetória foi interrompida e perdemos essa grande força intelectual, um perfeccionista sem meias palavras reconhecido pelo valor de seu trabalho, mas também amigo para além do bar.
Foi o
primeiro mixologista brasileiro e isso, por si só, já não é pouca coisa. O próprio uso do termo em solo brasileiro é conquista de Marcelo, que lá em 2001, em um trabalho pioneiro com a Absolut Vodka, buscou criar esta cultura como embaixador da marca no projeto Absolut Mixology.No total, foram 16 anos de balcão, com passagens pelo Buddha Bar, Clube Chocolate, Dry, Dalva & Dito, Zucco, Kaá, Pandoro, Clos de Tapas, Tutto Italiano, Le Bilboquet. Seu último balcão foi o então recém inaugurado Sala Especial 92, onde havia assumido a chefia de bar. Deixou um legado e muitos amigos espalhados pelos balcões afora.
O Myny Lotus Martini é um resgate histórico dentre os #365DrinquesDoBrasil, mistura que fez sucesso entre os jurados do Vive La Revólution! e foi inclusive revisitada pelo próprio Marcelo no Lotus Review anos mais tarde. Um brinde ao mestre!
Myny Lotus Martini
50 ml de Grey Goose La Poire
50 ml de creme de lichia com aroma de rosas
¼ de grapefruit
2 borrifadas de Aperol
Macere o grapefruit fresco sem a casca em uma coqueteleira. Adicione a vodka e o creme de lichia e bata vigorosamente com bastante gelo. Coe duplamente para uma taça de Martini bem gelada, borrife Aperol e sirva com lâminas de pera.
Receita de creme de lichia com aroma de rosas
300 g de lichias descascadas
20 ml de água de rosas
Bata os ingredientes no liquidificador por cerca de 2 minutos. Reserve por até 7 dias.
Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.
Obrigado por se inscrever!