Aprenda a preparar o Chaplin, drinque da bartender Talita Simões

Charles Chaplin é a estrela de algumas das mais memoráveis cenas do cinema do século XX. A hilária poesia em movimento da dança com o globo do tirano Adenoid Hynkel e o emocionante discurso final do barbeiro, ambos interpretados pelo por Chaplin em O Grande Ditador de 1940.

Mas o talento para interpretar dois personagens em um único filme com trocas inusitadas de identidade já havia aparecido antes em um filme de Chaplin: Os Clássicos Vadios. O filme no entanto tem um detalhe que salta aos olhos de quem trabalha em bar. De costas para a câmera, o personagem de Chaplin parece chorar enquanto olha para a foto da esposa. Ele gira e podemos ver que na verdade ele sacode com habilidade uma coqueteleira. Assista o trecho do filme abaixo e se divirta com esse gênio do cinema.

Inspirada na piada visual de Os Clássicos Vadios, a bartender Talita Simões criou o seu drinque Chaplin. Receita coringa que vai bem com qualquer prato e que de quebra interpreta um dramático gin tônica mas com xarope de gengibre para quebrar o amargor.

Com mais de 17 anos de bar, Talita Simões se apaixonou pelo balcão quando ainda trabalhava no salão em um restaurante londrino. Investiu no seu interesse pela mistura de sabores e buscou aprender com cursos e com seu “mentor” Dick Bradsell do Match bar. De volta ao Brasil, foi pioneira da coquetelaria de classe mundial, começando pelo antigo bar Gabriel em São Paulo.

De lá passou pela bancada até chegar à supervisão de bar no Skye do Hotel Unique. Seguiu para montar seu próprio bar, o At Nine, mas se destacou mesmo como consultora na criação de diversos cardápios. Destaque para Rey Castro, Armanda, Side, Okha, G&T Jardins, Oguru Sushi Bar, Brexó, Espaco IT, Town Sandwich Co., Prado Deck, Moma Osteria, Terço Restobar e Jacaré Bar em Trancoso, Bahia. Atualmente está à frente do cardápio do Biri Nait, do qual também é sócia.
Ao longo da carreira, representou a Aperol e a Bourbon Woodford Reserve como embaixadora e atualmente está com o Scotch Whisky Dewars através da Bacardi do Brasil. Em campeonatos, destaque para a vitória nacional no World Class 2011 e segunda colocação para a América Latina.

O Chaplin foi criado especialmente para a carta de drinques do Side Restaurante e custa R$ 30. Um dos #365DrinquesDoBrasil.

APRENDA A RECEITA

Chaplin

50 ml de gim
100 ml de água tônica
1 gomo de limão siciliano
15 ml de xarope de gengibre
25 ml de suco de limão siciliano

Para decorar:

1 casca de limão siciliano
1 lasca de gengibre
1 ramo de alecrim

Em uma taça para gin tônica, preencha com cubos de gelo. Acrescente gim, limão siciliano, gengibre e mexa. Complete com água tônica e mexa mais uma vez. Finalize com limão siciliano, gengibre e alecrim. 

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!