Aprenda a preparar o Bacuri, drinque do bartender Neto Cordeiro

O bacuri é fruto leitoso, fibroso, cheiroso, saboroso in natura além de funcionar bem em doces e compotas. É capaz de se transformar em manteiga, mas toda essa versatilidade tem um custo. É trabalhoso de se manusear para quem busca extrair tantas qualidades.

Movido pela vontade de criar um drinque de identidade única capaz de fazer aflorar as melhores características da fruta, Neto Cordeiro criou o drinque Bacuri. Neto extrai da polpa o sabor e aroma através da técnica de extração chamada clarificação. O resultado desse processo é a soda de bacuri, um dos ingredientes base do coquetel.

Além da soda de bacuri, o drinque leva cachaça, licor de flor de sabugueiro, doce de bacuri com cumaru além de um pouco de suco de limão e 2 dashes de angostura. O resultado é uma mistura refrescante, levemente ácida e com notas doces.Neto Cordeiro começou na área logo aos 18 anos em 2003 em uma pizzaria em São Paulo. Logo nesse primeiro ano, fez seu primeiro curso de barman na ABB, no ano seguinte fez o A&B na Sinthoresp e seguiu em busca de amadurecimento profissional por meio de workshops, master classes e alguns campeonatos. Em 2013 foi trabalhar com Marcelo Vasconcellos no Le Bilboquet, oportunidade que o fez querer ir além de ser mais um no balcão. 

Esse aprendizado o levou para o bar na Tartuferia San Paolo. Passou ainda pelo Kaá e Esch Cafe. Atualmente trabalha no Grupo D.O.M., à frente dobar do Dalva e Dito. Já em relação a campeonatos, destaque para as participações no Most Imaginative Bartender, Jameson Ball, Beefeater MIXLDN e Bols.

Quem estiver curioso para conhecer o Bacuri em forma de coquetel, ele está na carta do Dalva e Dito, onde o drinque custa R$ 38, mais um dos #365DrinquesDoBrasil.

APRENDA A RECEITA

Bacuri

50 ml de cachaça
30 ml de licor de flor de sabugueiro
15 ml de suco de limão
2 g de doce de bacuri com cumaru
100 ml de soda de bacuri
2 dash de angostura bitters

Em uma coqueteleira com gelo coloque a cachaça, licor, suco de limão e doce de bacuri e bata vigorosamente.
Sirva no copo longo e complete com a soda de bacuri e dash de Angostura.
Decore com laranjas desidratada e anis estrelado.

Receita da soda artesanal de bacuri

1 kg de polpa de bacuri
1 litro de água mineral

Bata no liquidificador e congele em um recipiente. Pegue a polpa congelada, um chinois e outro recipiente.
Coloque o chinois em um recipiente e coloque a polpa congelada dentro do chinois. Deixe descongelando em uma geladeira por 24 h. A polpa irá lentamente descongelar liberando do o litro da água que foi batida no liquidificador. A água estará com todo o aroma e sabor do bacuri. Coloque essa água em um sifão de gás e coloque uma cápsula de CO2.

Doce de bacuri com cumarú

1 kg de polpa de bacuri
300 g de açúcar demerara orgânico
1 semente de cumaru cortada ao meio

Após extrair toda a água da polpa, coloque a polpa restante em uma panela e aqueça no fogo de 180 ºC por 30 minutos mexendo constantemente. Após o período, retire os pedaços de cumarú, deixe esfriar e passe para um recipiente apropriado com validade de até 15 dias.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!