Conheça o Burrough’s Beefeater, gim envelhecido em carvalho
Depois do império das vodkas super puras dos últimos 15 anos, parece que uma nova onda está cada vez mais fortalecida no mundo das bebidas destiladas, e o gin Burrough’s Beefeater é um grande representante. É a troca de característica principal entre as bebidas destiladas tradicionais. O que é dourado vai ficar branco e o que é branco vai ficar dourado! Hoje temos os Moonshine voltando com força, tanto que a própria Jack Daniel’s lançou o seu Jack Daniel’s Unaged, que encabeçou uma série de outros white dogs.
Aqui no Brasil, a cachaça foi parar em vários barrís, como o barril de carvalho da destilaria da Leblon, e a madeira é tão presente que a Signature Merlet lembra um pouco um bom cognac. A vodka sueca Absolut, conhecida por ser pioneira no estilo “quanto mais neutra melhor”, lançou a Absolut Amber, também envelhecida. E não podemos esquecer que os próprios bartenders começaram a envelhecer seus coquetéis dentro dos bares. Agora chegou a vez dos gins.Não é de hoje que o gim está na cena principal do mercado. Alavancado pelo trabalho que multinacionais como Diageo, Pernod Ricard e Bacardi vem realizando por todo o mundo, com marcas como Tanqueray, Beefeater e Bombay Sapphire, respectivamente, também pelo interesse cada vez maior das pessoas em preparar suas bebidas artesanais, e por último pela a necessidade dos bares e bartenders se expressarem em coquetéis de forma mais profunda e intensa, o gim tem servido como figura importante para personalizar cada vez mais seu drinque.
E para quem ainda não percebeu, sim, nós já saímos da Era dos Martinis. E o mundo novo é muito mais interessante do que o antigo. Bitters, infusões, shochus, piscos e mezcais invadindo as prateleiras, técnicas vanguardistas, coquetéis centenários e muito mais. Essa é a nova cena dos bares no Brasil e no mundo. Diversificação ao extremo. Porém só o futuro dirá quem será lembrado pelo que está plantando hoje. Em 2013, a multinacional Chivas Brothers anunciou o lançamento do primeiro gim envelhecido da empresa, o Beefeater Burrough’s Reserve, um gim envelhecido nos históricos barris de carvalho da marca Lillet do século 19.
Esse gim é baseado em uma receita desenvolvida pelo fundador da Beefeater, James Burrough, em 1860 (data próxima à dessa imagem abaixo, que retrata como eram as lojas de gim em 1830) e foi recriada pelo master distiller Desmond Payne, que está no mercado de bebida a mais de 40 anos. O desejo de Payne é que esse gim seja apreciado pelas mentes libertas de todos os preconceitos e paradigmas. Se possível, bebido puro e gelado. Para os 43% de álcool que a marca promete, não vai ser muito difícil tomá-la bem gelada. Agora é aguardar chegar no Brasil.
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