Pajuaru (ou então Paiauaru) é o caxiri feito a partir do beiju da mandioca.

Ou seja, é uma bebida fermentada feita de mandioca ou macaxeira, de característica forte, misto de azedo e amargo com uma coloração levemente avermelhada. Sabe a ideia de tomar uma cerveja ao estilo medieval, bem forte e marcante, mais ou menos por ai.

Só pode ser Pajuaru se for com mandioca, se for feito com outro ingrediente, como frutas ganha o nome de caiçuma.

pajuaru1

 

Em geral, os Pajuaru tem entre 10% a 15% de álcool e é uma das bebidas mais alcoólicas das tribos amazônicas.pajuaru1.tuchaua

Diferente do Caxiri, uma outra bebida muito conhecida nas tribos indígenas e que também é feita de mandioca, o Pajuaru é produzido a partir de beijus(massas de farinha de mandioca redondas e secas ao sol) que são diariamente molhados com água morna. A farinha é ralada e amassada com ingredientes que podem ser desde o mel até o xarope de açai.

Já o Caxiri é feito pelo cozimento da pasta de mandioca com água por horas.

Ao lado, temos o retrato de um índio tuchaua, chefe de uma tribo indígena no Acre. É ele o responsável por criar e cuidar que o Pajuaru seja reproduzido fielmente pelas mulheres da tribo. Os índios usam a bebida em diversos rituais, como o Ajuri e a  Pelação. 

O primeiro é uma comemoração indígena tradicional na qual as famílias fazem uma refeição para agradecer a realização de uma boa colheita, já o segundo é o ritual onde uma menina da tribo, ao se tornar uma moça, deve retirar todo o cabelo para renovar-se e ser incentivada a assumir uma postura de pessoa adulta. Ela bebe o pajuaru antes e depois da Pelação.

 

pajuaru2

 

 

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!