Campeonato Brasileiro de Aeropress vai unir os CoffeeLovers, Baristas e Bartenders em Campinas no final de novembro.

Nem só de drinks vive o ser humano. Com visibilidade nacional, baristas de todo o Brasil e uma bela grade de atrações e palestras, a nova gestão do Campeonato Brasileiro de Aeropress  triplicou os números em 2022 e pretende surprender em 2023.

Em 2022, o evento contou com a presença de mais de 80 competidores, centenas de visitantes e dezenas de marcas expostas, tanto nos estandes de patrocinadores como na Feirinha de pequenos produtores e torrefação e ativiades para a família.

Programa ideal para quem gosta de café, quer aprender mais e encontrar produtores, donos de cafeteria e torrefações! A oitava edição do Campeonato Brasileiro de AeroPress (CBA) conta com uma programação rica em conteúdo, feirinha com pequenos produtores, torrefações e cafeterias a partir das 9h nos dois dias de evento – 28 e 29 de outubro.

O evento aberto ao público (gratuito) será no CIS Guanabara, em Campinas (estação da Mogiana, inaugurada em 1893) e contará com convidados internacionais e também com a Primeira Barista Indígena do Brasil, Celesty Suruí. Além disso, temas como “plantar água”, agricultura regenerativa e Amazônia fazem parte deste programação imperdível!

“Celebrar o café e fazer festa é ótimo, mas aprender e ajudar a comunidade cafeeira crescer é melhor ainda. O principal objetivo é ir além da competição, e, com certeza, fortalecer a comunidade do café no Brasil.”, afirma Kelly Stein, jornalista e empreendedora responsável pelo CBA Brasil.

O primeiro colocado eleito pela bancada de juízes ganhará o direito de representar o Brasil no World AeroPress Championship em 2023, um campeonato presencial em Melbourne, Austrália, com passagem aérea e hotel com café da manhã pago por 3 dias; uma viagem para a Colômbia com duração de 7 dias e 6 noites, patrocinada pelas empresas Coffea Trips e Know Where Coffee; chaleira elétrica Bonavita; moinho Comandante C40.

Celebrar a Amazônia

Em 2023, o CBA vai celebrar a Amazônia não apenas no discurso, mas encurtando as distâncias entre as regiões para fortalecer a comunidade de café no Brasil.

De Belém do Pará, o artista plástico Kambo Kambocito defende a “Amazônia etno futurista” e foi convidado para criar a nova identidade visual da competição e do poster que terá interação  digital.

O Projeto social de formação de baristas indígenas, tem o objetivo de incluir de forma real e respeitosa os povos originários no cenário de café dentro e fora do Brasil.

Mundial de Aeropress

O Campeonato Mundial de Aeropress surgiu em Oslo, Noruega em 2008. Em 2023, o mundo inteiro
celebrará sua 15ª edição internacional e a 8º edição no Brasil. A cada ano, o evento reúne mais pessoas ao redor do mundo (mais de 91 países) buscando receitas diferentes de extração de café através do método de preparo AeroPress.

Ao contrário de muitos campeonatos de baristas (que são complexos e tem como foco educar e melhorar o serviço de café), a versão do competição é mais fluída e convida qualquer pessoa que gosta de café para participar, não apenas os baristas.

Mas o que é Aeropress?

Fisicamente falando, consiste em uma câmara de infusão e em um êmbolo móvel que pressiona o conteúdo da câmara contra um filtro que pode ser de papel e ou metal.

“Trata-se de um método que extrai o melhor do café através de infusão (parecido com a Prensa Francesa), 
com a vantagem de se poder usar filtro de papel. Por sofrer uma certa pressão por conta do vácuo do embolo, o resultado final é um café coado com uma potência que lembra um delicioso espresso. Só experimentando para saber”, afirma Kelly.

Esse método de preparo de café criado em 2005 por Alan Adler, um fabricante de brinquedos nos Estados Unidos.

Organização CBA 2023

Kelly Stein é correspondente internacional das revistas Standart Magazine, Barista Magazine e STIR Tea&Coffee Magazine, além de ter reportagens publicadas em veículos nacionais como a Revista Espresso, recebeu prêmios nacionais e internacionais por sua especialidade em “café”.

Idealizadora do primeiro podcast de café do Brasil, e o primeiro podcast bilíngue do mundo sobre café – o COFFEA – focada em experiências do café no meio urbano e rural – dirige a COFFEA Trips – empresa especializada em Turismo do Café. Jornalista, formada pela PUC Campinas e pós graduada em Gastronomia – História e Cultura pelo SENAC.

A equipe do CBA 2023 conta com Helga Andrade, Márcio Santos, Alessandro Guieiro, Thiago Motta e Muy Café.

saiba mais

Campeonato Brasileiro de AeroPress
www.campeonatodeaeropress.com
Local:
CIS Guanabara – (entrada gratuita)
End: Rua Mário Siqueira, 829 – Botafogo, Campinas – SP
Data: 28 e 29 de outubro (sáb e dom) Horário: a partir das 9h
Instagram: campeonatodeaeropress_br

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!