Até quando a categoria de gin vai continuar no topo de vendas do mercado de bebidas?

Apesar da forte concorrência dos outros setores emergentes como rum, vodka e bourbon, a categoria gin teve um ano positivo em 2022. Neste post, vamos te mostrar quais as marcas estiveram no topo, comandando o crescimento da categoria.

As vendas de gin foram atualizadas em 2022, com 105,2 milhões de caixas de nove litros (ou caixa com 12 grfs de 750 ml cada) vendidos ao longo do ano.
Enquanto 2021 foi um ano turbulento para o setor de gin,, a Euromonitor International informou que o volume total de gin aumentou 7,7% para 105.2 milhões de caixas de nove litros em 2022.

O portfólio de gin da Pernod Ricard apresentou um forte desempenho nos resultados financeiros do ano inteiro de 2022 , enquanto a Diageo também obteve sucesso para suas marcas de gin, com o crescimento de dois dígitos de Tanqueray e Gordon’s no último período.

Role pra baixo para descobrir os gins mais vendidos de 2022, listados na ordem de suas vendas de caixas de nove litros, ou ainda, caixa ccom 12 garrafas de 750 ml cada. Os dados completos foram fornecidos pelo relatório da The Brand Champions 2023.

8. Gilbey’s

Em 2022: 1,2 m
Em 2021: 1,0 m
% variação: 14,7%
Lugar no ano passado: 8º

A Gilbey’s, de propriedade da Diageo, viu as vendas dispararem 14,7%, atingindo a marca de 1,2 milhão em 2022, muito longe dos quatro anos de vendas estagnadas que a marca viu antes e durante a pandemia.

As vendas totais da empresa britânica em todas as suas marcas de gim aumentaram 18% no ano fiscal de 2022, e a empresa registrou um forte crescimento na categoria na América Latina e no Caribe, bem como um crescimento de gin de base ampla na Europa.

7. Larios

2022: 1,5 m
2021: 1,2 m
% variação: 23,1%
Lugar no ano passado: 6º

A Larios, de propriedade da Beam Suntory, subiu 23,1% no ano passado, retornando a marca espanhola aos volumes de 1,5 milhão de caixas em 2019.

No Brasil, ainda é uma marca recente, mas que chegou com força e preço altamente competitivo na categoria base de gin.

A Beam Suntory registrou crescimento de vendas líquidas de dois dígitos no primeiro semestre de 2022, impulsionado pela demanda por marcas premium.

6. Hendrick’s

2022: 1,6 m
2021: 1,3m
% variação: 17,9%
Lugar no ano passado: 7º

Conhecido como o gin com infusão de pepino, Hendrick’s é marca da William Grant teve um aumento de 17,9%, totalizando 1,6 milhão de vendas de caixas no ano. A marca já se recuperou e superou seu volume pré-pandemia de 1,4 milhão de caixas.

No ano passado, a marca adicionou um novo lançamento limitado à sua série ‘Cabinet of Curiosities’, chamado Hendrick’s Flora Adora.

Diz-se que a marca agora eliminará seu Hendrick’s Lunar Gin para abrir caminho para o novo lançamento e, em certos mercados, a nova expressão ficará nas prateleiras ao lado de Hendrick’s Neptunia, lançado em 2022, e Hendrick’s Gin.

5. Seagram’s

2022: 2,5 m
2021: 2,4 m
% de variação: 2,5%
Lugar no ano passado: 5º

Permanecendo forte como  número cinco da lista, o gin Seagram’s voltou a subir para 2,5 milhões de vendas de caixas no ano passado, após uma queda de 2% no ano anterior.

As “marcas premium” da Pernod Ricard, proprietária da Seagram, registraram um crescimento de 18% em seus resultados anuais, com aumento de 43%.

O Brasil não tem um grande histórico de Seagram’s Gin, mas a marca está disponível no portfolio da Pernod no país.

4. Beefeater

2022: 3,8 m
2021: 3,3 m
% variação: 14,5%
Lugar no ano passado: 4º

As vendas do Beefeater da Pernod Ricard aumentaram 14,5%, para 3,8 milhões de caixas em 2022, provavelmente auxiliadas pelo lançamento de três produtos: o primeiro, Zesty Lemon, feito com os limões frescos, que oferece uma doçura no paladar com uma explosão de limão picante no final.

Depois, o lançamento do gin Beefeater’s Rhubarb & Cranberry, o que aprimora os botânicos de Beefeater com as notas predominantes de ruibarbo e cranberry.
Finalmente, a Pernod Ricard lançou Beefeater Crown Jewel como uma expressão permanente no portfólio da marca de gin. Ele vem em um frasco vermelho-rubi, inspirado nos cortes das joias da coroa na Torre de Londres.

3. Tanqueray

2022: 5,5 m
2021: 5,6 m
% variação: -0,4%
Lugar no ano passado: 2º

Um dos mais conhecidos do Brasil, Tanqueray viu no ano passado uma menor queda nas vendas(- 0,4%). Embora tenha caído em um lugar em nosso pódio, a marca de propriedade da Diageo não descansou sobre os louros no ano passado, mantendo o ímpeto de sua campanha Unmistakably Tanqueray e continuando a aproveitar o poder da celebridade para endossar seu líquido.

O ator de The Devil Wears Prada, Stanley Tucci, continuou a apoiar a marca em uma série de anúncios, incluindo um que enfocava a capacidade de Tanqueray de elevar um Martini: “Feito com No. Ten, um Martini aumenta em estatura e é por isso que os bartenders gostam de usá-lo. ”, diz ele no local.

2. Bombay Sapphire


2022: 5,7 m
2021: 4,4 m
% variação: 28,0%
Lugar no ano passado: 3

Com vendas de mais de 1 milhão de caixas desde 2019, e depois de um forte crescimento de dois dígitos em 2022, o título de vice-campeã deste ano foi para Bombay Sapphire. A marca de gin ultrapassou a marca de 5 milhões de caixas pela primeira vez no ano passado, incluindo seu portfólio de RTD, ultrapassando o já mencionado Tanqueray.

O crescimento da Bombay Sapphire foi impulsionado pelo lançamento do Citron Pressé, um gin com sabor de limão inspirado no coquetel Tom Collins. A Bacardi disse que o novo produto foi uma resposta à crescente demanda por sabores cítricos. Seguiu-se o lançamento de um gin de limão, Bombay Sapphire Premier Cru, lançado no final de 2021.

Gordon’s

2022: 7,7 m
2021: 7,4 m
% variação: 3,6%
Lugar no ano passado: 1°

No topo da lista de 2022 está o tradicional Gordon’s, de propriedade da Diageo, que subiu 3,6%, para 7,7 milhões.

No ano passado, a Diageo expandiu sua oferta sem álcool com o lançamento de um engarrafamento Gordon’s Pink com zero ABV. Primeiro, em 2017, a marca criou sua versão pink gin, com o produto vendendo mais de um milhão de caixas nos primeiros dois anos.

O lançamento não alcoólico fez parte da estratégia de inovação da marca e seguiu-se ao lançamento de novos produtos como o Gordon’s 0,0% e os aromatizados Tropical Maracujá e Morello Cherry.

 

Conheça as 6 marcas de bebidas de sucesso criadas por bartenders

este texto foi produzido a partir do original escrito por George Collins oferecido pela The Spirits Business no dia 05 de julho de 2023 e alterado para melhor interpretação do mercado brasileiro.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!