Bacardi inicia movimento Sem Canudo dos eventos e coquetéis da marca em todo o mundo. E isso é incrível.
No dia 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água, data importante para repensarmos como estamos usando o bem mais precioso deste planeta.
Foi exatamente nesse dia que a Bacardi, maior empresa privada do mundo, resolver anunciar que não mais iria utilizar canudos em nenhuma das suas receitas, treinamentos, estratégias de marketing e eventos em todo o planeta.
Isso é parte de uma campanha global da empresa chamada “Good Spirited: Building a Susteinable Future”. que busca reduzir o lixo produzido e melhor utilizar os recursos, da maneira mais sustentável possível neste momento. É um passo significativo, corajoso e que deve ser apoiado, pois pouco se fala o impacto causado pelos canudos no planeta.
Só para se ter uma ideia, apenas nos Estados Unidos, se colocarmos todos os canudos consumidos em um dia enfileirados, aproximadamente 500.000 unidades, é possível dar duas voltas e meia pela circunferência do planeta Terra.
Mais de 6 bilhões de canudos já foram retirados das praias durante as campanhas de limpeza que ocorrem anualmente em diversos locais.
Estima-se que 1/4 dos animais marinhos já consumiram plástico por engano e ainda não se tem ideia do tamanho do estrago que o volume de canudos despejados irá causar no meio ambiente durante os 450 anos de decomposição no mar que cada unidade demora para dissolver.
Isso não pode continuar assim.![](http://www.mixologynews.com.br/wp-content/uploads/2017/03/Ocean-Garbage.jpg)
Outra questão, muito menor do que o impacto no meio ambiente é a infantilização do consumo de bebidas, tanto alcoólicas quanto não alcoólicas.
Danilo Nakamura, colunista do Mixology News, já alertou sobre esses males na crônica imperdível “Guerra dos Canudos II”:
“Dia desses me serviram um Negroni em copo alto e com canudo preto de balada. Ora, francamente. Deu vontade de falar “isto é um Negroni, mais respeito!”. Mas eu só me calei e coloquei o intruso de lado. Foi então que um cara da mesa se manifestou partidário da minha causa. Deu aula de anticanudaria, disse que já não aguentava mais e que queria organizar um movimento – e aqui eu lhe vos proponho. Alea jacta est….”
Para Tony Harion, embaixador de marcas da Bacardi Brasil, a decisão de abolir canudos foi uma das muitas ações sustentáveis que a Bacardi implementou nos últimos anos e foi recebida de braços abertos pela equipe no Brasil.
De acordo com Harion: “não apenas removemos os canudinhos de nossos evento e treinamentos, mas também lançamos uma iniciativa para não recomendarmos seu uso em coquetéis que sugerimos ou implementamos em bares parceiros.”
Tony ainda ressalta que no Brasil esta decisão é ainda mais relevante, uma vez que segundo a lei, os canudos devem vir embalados em outra camada de plastico por razões sanitárias, o que aumenta muito mais seu impacto no meio ambiente. “Pode até parecer um gesto pequeno, mas realmente é possível notar os resultados e inspirar uma mudança de atitude em na comunidade da coqueteleira.” conclui.
Quantas vezes já não vimos bartenders servindo canudo plásticos para Bloody Mary, Aperol Spritz e até pasmem, no Irish Coffee.
Chega de desperdiçar.
“Ah, então agora como eu vou beber uma Margarita Frozen, ou um Mint Julep, por exemplo?” está pensando o nobre leitor.
Ora muito simples, comece a pedir canudos de metal reutilizáveis nos bares que frequenta.
Ou melhor, leve o seu canudo para a balada, quer engajamento mais fácil do que colocar um canudo no bolso?
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