Saiba como combinar o seu bourbon preferido com diversos ingredientes, dos mais comuns aos inusitados

O seu guia completo de harmonização de Bourbon Whiskey  está nas suas mãos. Prepare sua garrafa do destilado mais em alta na coquetelaria no momento e descubra como combinar com precisão e surpreender seus clientes.

Harmonização de ingredientes na coquetelaria sempre foi um tabu.

Algo como “tudo funciona” ou “não tem regra pra nada”. Acontece que a história, a ciência e os hábitos culturais nos dão dicas preciosas de como agradar melhor ao criar uma receita. Seja por Complemento ou por Contraste, a harmonização de ingredientes em um coquetel deve ser pensada delicadamente.

Por Complemento, os aromas e sabores característicos do Bourbon se encaixam perfeitamente com o ingrediente. Já no caso do Contraste, você consegue elevar as notas da combinação trazendo uma harmonização inesperada e ainda mais potente.

Por exemplo, para escolher o bourbon do seu Mint Julep você deve buscar notas, carameladas, amendoadas e amadeiradas, que combinam com as notas herbais e cítricas dos demais ingredientes. Neste caso, Wild Turkey Original se encaixa muito bem.

Quer aprender dezenas de receitas com Bourbon para se inspirar?

Utilizar ferramentas como o Flavor Pairing não só te ajudam a descobrir novas pontes sensoriais como podem te surpreender. No gráfico abaixo, você pode descobrir possíveis harmonizações de Bourbon com Queijo Parmigiano Reggiano, molho de missô, pimenta preta e ameixa. Preparamos para você um conteúdo especial e inédito de harmonização com Bourbon para você aproveitar os próximos dias e estudar a fundo suas novas receitas.

Além disso, se você ainda tem dúvidas sobre o que é um Bourbon, como ele é produzido, suas diferenças entre outras coisas, não deixe de acompanhar nosso especial Bourbon aqui.  Vamos lá.

Frutados

Não tem pra ninguém, os sabores frutados são os principais aliados da coquetelaria desde os primórdios.

Mas, quais serão mais próximas ao sabor de um Bourbon? E, que tipos tem mais chance de acerto em um coquetel? Dá uma olhada aqui:

Frutos do bosque e bagas como amora, framboesa, morango, blueberry, cassis e groselha preta. Tiro certo aqui, historicamente temos várias receitas que combinam o tanino e acidez dessas frutas com as notas amadeiradas.

Frutos arbóreos tem um perfil de sabor diferente, trazendo acidez málica, prolongamento de sabor e ajudando a equilibrar os ingredientes. Experimente frutas como  maçã, pera, figo, romã, pêssego, damasco, cereja.
Que tal aqui um whisky sour com pera usando Wild Turkey Rye como base alcoólica.

Frutos secos são grandes aliados à potência alcoólica do Bourbon, pois trazem doçura e sabor característico à receita. Entre eles sugerimos a ameixa, uva passa e tâmara.

Cítricos como limão tahiti, limão siciliano e laranja bahia são sempre bem vindos; mas cuidado para não pesar na mão e desbalancear a relação cítrico + dulçor = equilíbrio.

Conheça o Scofflaw Cocktail, que abusou dos ingredientes frutados

Florais

Exploradas a partir de sua essência ou da própria pétala, os sabores florais destacam-se pelos delicados aromas e sabores, que demandam sutileza na combinação com outros ingredientes.

Usar sabores florais é uma estratégia muito utilizada para sofisticar receitas, fugindo da tão comum tríade destilado-fruta cítrica- dulçor.

Então use e abuse das notas sutís e deliciosas de flores comestíveis como Camomila, Flor de Laranjeira, Hibisco, Elderflower (flor de sabugueiro) e Melissa.

Adocicadas

É comprovado que os dois principais ingredientes da coquetelaria clássica são limão e açúcar.

E por isso este grupo, do dulçor, é tão importantes para o nosso estudo de harmonização com o Bourbon. Que tal sair da mesmice do xarope de açúcar e incrementar sabor com diferentes tipos de dulçores?

Quando falamos das caldas, três ingredientes roubam a cena aqui e brilham muito nas harmonizações com Bourbon. Mel, Xarope de Agave e Maple, esse terceiro, nós altamente indicamos experimente um Old Fashioned com maple no lugar do xarope de açúcar.Neste segundo grupo de dulçores, temos diversas opções que casam magnificamente com o destilado americano. Notas amadeiradas e defumadas do Bourbon agradecem e muito a combinação com baunilha, chocolate caramelo, toffee e butterscotch,

Herbais

Os sabores herbais talvez sejam o maior desafio de harmonização com um Bourbon. Parece que “quase” tudo o que é verde não é muito bem indicado com esse destilado naturalmente amadeirado e adocicado.

Além do onipresente hortelã, que parece que agrada a tudo e todos e fez história no Bourbon Mint Julep, são poucas as opções certeiras, mas vamos lá!

Mas ainda assim, com um pouco de experiência e delicadeza, conseguimos trabalhar com outras ervas e folhas que podem nos trazer sabores surpreendentes.

Que tal experimentar primos do hortelã, como a Menta Americana, o sabor refrescante do Capim Limão, um toque do picante Manjericão ou o sabor marcante do Alecrim?

Cereais e amendoados

Os sabores amendoados são muito conhecidos como parceiros de sabor de destilados amadeirados, por se harmonizar por Complemento, dando mais potência às notas naturais do Bourbon, por exemplo.

Dentre os diversos tipos disponíveis na natureza, podemos elencar como principais ingredientes a Amêndoas, Avelã, Pistache e Nozes, Noz-Pecã e pasta de amendoim.

Temperados e Picantes

Os sabores picantes tem a função de ser contraponto aromático em uma receita, ou seja, eles não são os mais importantes no perfil de sabor da receita, mas servem para potencializar, ou ainda ajudar outros ingredientes à se pronunciar.

Os principais ingredientes picantes que encontramos na coquetelaria com Bourbon são o gengibre, pimenta preta, cravo-da-Índia, canela,erva-doce e mostarda.

Para receita com ingredientes picantes, experimente Wild Turkey 101 como destilado base.

Outros

Diversos sabores não podem ser organizados da forma que apresentamos para você. Por exemplo, o que dizer dos sabores de leguminosas, ou ainda, os sabores torados e defumados.

Para receitas mais ousadas e inovadoras, utilizar algumas leguminosas pode ser uma sacada e tanto. Cenoura, Beterraba e Abóbora são alguns dos ingredientes que podem fazer toda a diferença no seu drinque.

Naturalmente, os sabores torrados e defumados como Tabaco, Café, Mate e Palha combinam muito bem com o perfil de aroma e sabor dos Bourbon, principalmente Wild Turkey Original.

O drinque Café da Manhã Nordestino leva café e cacau 

O que não arriscar!

Frutos tropicais como abacaxi, manga, lichia, pitaya, banana, melão, mamão, podem não conversar bem com seu coquetel.
Ingredientes muito regionais como frutas da Amazônia como açaí, cupuaçú, taperebá, graviola, por exemplo podem ser um tiro no pé.
Outros ingredientes regionais como goiaba,cajú, jabuticaba, gojiberry, matcha, cúrcuma e curry podem te dar um trabalho enorme para harmonizar.

Agora é com você!
Prepare-se para criar suas próprias receitas com Bourbon como destilado base e as dicas que te sugerimos aqui.
E nos conte nos comentários como quais foram as suas experiências assim que possível.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!