Após escândalo envolvendo famosas vinícolas gaúchas, bartenders estão em busca de novas opções de espumantes brut para o preparo de drinks. Separamos sete opções abaixo dos 50 reais para você conhecer.

Para você que ainda não ficou sabendo, uma empresa terceirizada que oferecia mão de obra para as vinícolas mantinha 200 trabalhadores, agora resgatados, em situação análoga à escravidão na Serra Gaúcha.

Os trabalhadores, aliciados na Bahia, informaram que eram contratados pela empresa Oliveira & Santana e terceirizados para as vinícolas Salton, Aurora e Cooperativa Garibaldi.

Com isso e os fatos consequentes que pouco explicaram a posição das marcas em relação ao escândalo, diversos grupos de bartenders tem recebidos constante perguntas sobre quais marcas de espumante brut utilizar ao invés das marcas envolvidas.

Por isso, preparamos em especial para você, que quer respirar novos ares e experimentar novas borbulhas. Vamos lá!?

Casa Perini Brut 

O espumante Casa Perini Brut Charmat (750 ml) possui coloração amarelo-palha com reflexos esverdeados. Possui perlage fino e intenso e aromas que remetem à pêras e maçã verde. De boa estrutura com frescor intenso.

Na degustação o vinho possui coloração amarelo palha, perlage fino, intenso e com espuma cremosa e persistente.

No olfato, aromas que lembra, pera e maçã-verde e no paladar notas frescas intensas e ótima estrutura.

O vinho é produzido na região do Vale Trentino, Farroupilha, Rio Grande do Sul, com um corte de uvas Chardonnay e Riesling Itálico e teor alcoólico: 12% vol.

Farfalla Brut

O Espumante Farfalla  (750 ml) é um espumante importado da região de Badajoz, localizada no sudoeste da Espanha.

Visualmente, traz uma cor amarelo palha, notas de frutas cítricas e florais, com boa acidez e final curto.

Um espumante simples e eficiente para coquetéis com Aperol Spritz e Americano.

Elaborado a partir da harmonização das uvas Pardina e Eva, com teor alcoólico de 12%, resultam em um delicioso aroma de frutas tropicais e um paladar fresco e bem balanceado.

Cave Amadeu Brut

Produzido pela Familia Geisse, em Pinto Bandeira, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, o Cave Amadeu Brut é um dos espumantes mais citados entre os bartenders para o preparo de drinks.

A partir do método tradicional e do corte de 80% de Chardonnay e 20% de Pinot Noir, o espumante traz 12% de graduação alcoólica em uma garrafa de 750 ml.

De acordo com Carlos Abarzúa, enólogo da Família Geisse, o Cave Amadeu traz na aparência amarelo claro, no aroma, notas de frutas tropicais e na boca boa estrutura e excelente frescor e acidez.

Amitie

Espumante Amitié Brut é um espumante brasileiro produzido na região da Serra Gaúcha pela Vinícola Amitié.

Elaborado pelas variedades de uvas Chardonnay e Malvasia, o Espumante Amitié Brut possui em seu visual uma coloração amarelo palha límpido e brilhante, aromas de frutas tropicais e florais e, paladar equilibrado, volumoso e refrescante.

Harmonize o espumante Amitié Brut com aves, peixes, queijos e típicos.

Asgarrrafas de 750 ml possuem 12,5% de graduação alcoólica, alinhada com os demais produtos dessa categoria.

Bernardi Jacur

Brilhante espumante do Vêneto, na Itália, elaborado com a típica uva Glera sob a batuta da Bernardi Pietro e Figli.

O nome “Jacur” vem de um ponto de avistamento dentro da propriedade, datado do ano de 1700 e que está localizado bem no meio do vinhedo que origina este vinho.

Através do método Charmat, onde a segunda fermentação em tanques de aço inoxidável, o espumante traz elegante perlage, expressa aromas de pêras maduras, abacaxi em lata, damasco e nuances cítricas.

Em garrafa de 750 ml e 11% de graduação a alcoólica é uma opção importada para seu drink.

Hermann Bossa nº1 Brut
A vinícola Hermann fica localizada em Santa Catarina, mas tem ganhado prestígio em todas as outras regiões do Brasil, na elaboração de espumantes com excelente relação de valor x qualidade.

Também elaboram vinhos com uvas da Serra Gaúcha, região que possui condições climáticas excelentes, com dias quentes e noites frias que favorecem a formação de precursores aromáticos.

A precipitação é moderada, e o solo é levemente ácido e bem drenado, que transmite características únicas para produção de uvas destinadas à elaboração de espumantes finos, como este Brut elaborado com 100% de uvas Chardonnay.

Em taça, apresenta uma bela cor amarelo claro, é muito brilhante e com belas borbulhas. No nariz, tem aromas de frutas cítricas, notas de flores como rosas e com um ligeiro frutado ao fundo. Na boca é fresco, de boa cremosidade e harmonia.

Feito pelo método Charmat, é bastante seco, com bom volume e retrogosto que lembra peras doces. É um tanto pungente no final.

Omnium Brut

Espumante Omnium Brut é argentino, da região de Lujan de Cuyo, Mendonza, de cor brilhante com leves tons esverdeados amarelos.

Na composição, 50% de uvas Chardonnay e 50% uva Semillón, resultando em um vinho com 12,2% de graduação alcoólica

Tem bolhas delicadas e persistentes que tornam o vinho elegante. Também tem aromas de flores brancas, como jasmim, com pêssegos e bananas. Bem equilibrado e com ligeira acidez.

O método Charmat empregado para a segunda fermentação, é de origem francesa, e permite realizar o processo em pequenas cubas de 4.000 litros que favorecem o controle e manipulação dos volumes seguindo o preceito enológico: a Menor quantidade, Maior qualidade.

Outras oções

Além das 7 marcas citadas acima, temos outras marcas que foram citadas pelos bartenders em nossa pesquisa como possíveis substitutos para as marcas envolvidas no escândalo, fica a nossa sugestão para você com a lista abaixo:

Arya Prosecco, Alud Brut, Beau Rocher, Ophicus Brut e Virtus Brut

Cada cidade e região tem seus distribuidores e possívelmente você não encontrará todas as opções na sua cidade, mas estudando seus fornecedores você conseguirá escolher melhores produtos para o seu bar.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!