Em 2016 o livro Shake. Stir. Sip. da autora nova iorquina Kara Newman apresentou mais de 50 coquetéis feitos a partir de partes iguais, onde ela escreve que: “Alguns dos melhores coquetéis são os mais fáceis de fazer”.
Essas bebidas tão simples de lembrar também são algumas das mais amadas. Do polêmico Negroni (1/3-1/3-1/3) ao Martini (50/50), os coquetéis em partes iguais estão mais populares do que nunca, mas estão circulando desde o início da criação de coquetéis.
As bebidas que são consideradas coquetéis em partes iguais são feitas de ingredientes que têm precisamente a mesma proporção de ingredientes, às vezes com bitters ou um toque de sodas para dar mais sabor.
Os coquetéis em partes iguais são os favoritos dos bartenders por um motivo. Eles podem ser simples de construir e exigir medidas mínimas, mas geralmente são complexos em termos de sabor. Também é fácil trocar os ingredientes para criar releituras fáceis.
Quem não experimentou uma variação de Negroni na última década? Seja um Boulevardier, um Kingston, um Old Pal ou um Cardinali?
Aqui estão sete dos drinques em partes iguais mais icônicos que todos deveriam saber fazer.

40 ml de bitter italiano
40 ml de vermute tinto
80 ml de água com gás
Em um copo longo com cubos de gelo, coloque as duas bebidas, mexa bem e complete com água com gás. Mexa novamente, finalize com uma rodela de grapefruit.

25 ml de gin london dry
25 ml de licor Maraschino
25 ml de Chartreuse Verte
25 ml de suco de limão tahiti
Em uma coqueteleira, bata todos os ingredientes vigorosamente com gelo. Na sequência coe para taça coupé previamente resfriada. Como guarnição, alguns bartender escolhem um zest de limão tahiti, outros uma cereja maraschino.

A receita original, a combinação perfeitamente equilibrada de partes iguais de London Dry gin, Campari e vermute tinto tem quase um século e continua sendo desfrutada hoje.
30 ml de gin
30 ml de Campari
30 ml de vermute tinto
Em um mixing glass com cubos de gelo, coloque todos os ingredientes e mexa bem. Coe duplamente para um copo baixo com cubos de gelo e finalize com um zest de laranja.

22 ml de Wild Turkey bourbon whiskey
22 ml de Aperol
22 ml de Amaro Nonino
22 ml de suco de limão siciliano fresco
Em uma coqueteleira com cubos de gelo, coloque todos os ingredientes e bata vigorosamente.
Sirva em uma taça coupé previamente gelada e finalize com um zest de limão siciliano.

30 ml de Lillet (ou outro vinho aperitivo)
30 ml de triple sec
30 ml de suco de limão sicilianoBata todos os ingredientes com gelo e sirva com coagem dupla em taça resfriada. Decorar com casca de limão siciliano.

30 ml whisky escocês
30 ml vermute rosso
30 ml licor de cereja
30 ml suco de laranja fresco
Bater todos os ingredientes com gelo e servir, com coagem dupla, numa taça resfriada. Decorar com uma cereja em calda.

30 ml de gin
30 ml de bitter italiano
30 ml de vermute seco
Em um mixing glass com cubos de gelo, coloque todos os ingredientes e mexa por 10 segundos. Coe para um copo baixo com cubos de gelo e finalize com um twist de limão siciliano.
Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.
Obrigado por se inscrever!