AllSpice, Fassionola, Lilikoi e outros xaropes da Coquetelaria Tiki que você deveria conhecer agora.

Diversas pessoas já me perguntaram: como é que podem surpreender seus clientes no momento de preparar seus coquetéis tiki? A resposta pode ser fácil dependendo de como você prepara seu coquetel, desde o copo ou mug que você escolhe, decoração mais colorida e até aquela fumaça de gelo seco que as pessoas gostam de apresentar para seus convidados fazem parte do “ritual” ao momento de servir.

Se bem existem diversos ingredientes que podem ser utilizados dentro de um coquetel tiki, entre eles bons destilados, licores artesanais e aqueles de respeito, assim como sucos de fruta natural.
Alguns aliados importante dentro do mapa de sabor da coquetelaria tiki são xaropes como Fassionola, Lilikoi Syrup e All Spice syrup.

Pode ser que você escutou ou leu alguma receita sobre eles, mas como quase sempre acontece, esses produtos dificilmente chegam em nosso mercado. Mas no final das contas, o que são esses nomes estranhos?

O Lilikoi não é nada além de maracujá, fruit de la pasión ou passion fruit.  Mas Lilikoi é o nome dado pelos habitantes do Havaí a esta fruta que felizmente no Brasil temo o ano inteiro. Quando falamos especificamente em Lilikoi se trata daquele maracujá menor, mais azedo e com uma cor marrom como podem ver nessa imagem abaixo.

Então estamos falando apenas de um xarope de maracujá? Tecnicamente sim, mas dentro da coquetelaria tiki existem algumas receitas de Lilikoi Syrup ao qual são incorporados algumas especiarias para deixar ele como um perfil de sabor temperado. Que transforma um típico xarope de maracujá numa maravilha para coquetéis tiki no seu bar. Então agora que já se animou, que tal preparar seu próprio Lilikoi Syrup?

Lilikoi Syrup 

500 ml de polpa de maracujá
250 ml de água filtrada
60 ml de vodka neutra
500 g de açúcar demerara
80 g de gengibre fresco cortado
40 g de pimenta Jamaica
4 unid de cravo da Índia

Em uma panela coloque todos os ingredientes a fogo médio. Uma vez que a mistura comece ferver deixe pelo menos uns 15 minutos apurando. É importante não deixar a preparação sem supervisão. Desligue e deixe esfriar.
Com ajuda de um pano coe a mistura para tirar qualquer pedaço de semente. Confira se é preciso fazer uma coagem em papel de café para deixar seu xarope no padrão que você procura. Coloque a vodka (opcional), mexa, rotule e coloque numa garrafa limpa e esterilizada. A validade é de 30 dias.

Fassionola Syrup

Um outro ingrediente que podemos encontrar em receitas da coquetelaria tiki é o Fassionola. Criado por Don The Beachcomber nos anos 30,  Fassionola é um xarope composto por diversas frutas com um delicioso perfil de sabor cítrico e com uma coloração avermelhada que com certeza será o próximo queridinho do seu  bar.

Das primeiras vezes que me deparei com este ingrediente pensei no aproveitamento mais consciente dos ingredientes – utilizar 100% deles sabe? – Quantas vezes não acabamos descartando frutas ou insumos que poderiam ter um melhor destino e de quebra nos ajudar no custo dos bares? Mas vamos ao que interessa! Segue aqui a receita do Fassionola.

Fassionola

100 ml de suco de maracujá
100 ml de suco de mamão
200 ml de suco de cereja
200 ml de suco de laranja
200 ml de suco de goiaba
250 ml de suco de abacaxi
200 ml de suco de maçã
2,5 gramas de ácido cítrico
700 g de flor secas de hibisco
500 g de açúcar refinado

Em uma panela, misture todos os ingredientes, exceto o suco de abacaxi fresco.
Levar o xarope a fogo alto, deixe ferver, depois retire do fogo e deixe esfriar.
Com ajuda de um coador fino peneire a mistura para deixar qualquer resíduo fora.
Após o xarope ter esfriado completamente, bata junto com o suco de abacaxi.
Passe o xarope para uma garrafa com tampa e leve à geladeira.
A validade média do seu xarope de Fassionola é de 30 dias.

All-Spices Syrup

Muitas vezes mal traduzido ou mal interpretado como um xarope de mistura de especiarias. O AllSpice é nada além de semente de pimenta da Jamaica que para nossa alegria aqui no Brasil é de muito fácil acesso. Fortuna que nossos vizinhos latinos não tem. O custo médio do quilo de pimenta jamaica é de R$ 28,00 e no Chile, meu país de origem, apenas 100 gramas pode chegar a custar inacreditáveis R$ 45,00!Mas será que você chegou a pensar em transformar aquela pequena semente num xarope? Pois é meu amigo (a) pode acreditar que este ingrediente pode te ajudar a complementar super bem uma receita de algum coquetel autoral pro seu bar. Embora dentro da coquetelaria tiki é muito mais fácil de ver receitas com Pimento Dram – um licor do qual falaremos em breve – Um bom xarope de AllSpice vai super bem!

AllSpice 

2 litros de água mineral
2 kg de açúcar demerara
600 g pimenta Jamaica
30 g de cravo-da-India
60 g de cardamomo

Em uma panela, misture todos os ingredientes.
Levar o xarope a fogo médio até diluir completamente o açúcar.
Uma vez dissolvido deixe ferver por 10 a 15 minutos, depois retire do fogo e deixe esfriar.
Com ajuda de um coador fino peneire a mistura para deixar qualquer resíduo fora.
Validade média do seu xarope de AllSpice é de 40 dias.

Dica: Você pode previamente colocar as sementes de pimenta jamaica no forno por 10 minutos a 180ºC para dar um leve toque tostado ao seu xarope.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!