Luto na Gastronomia: Morre o fundador e diretor editorial da Revista Prazeres da Mesa, Ricardo Castilho.

Entusiasta da boa comida, Ricardo Castilho se tornou uma referência no setor, um desbravador no jornalismo gastronômico e grande incentivador do comer e beber em todo o país.

Nesta terça-feira (18/06) do jornalista Ricardo Castilho, diretor editorial e sócio fundador da Prazeres da Mesa, agência de conteúdo gastronômico com mais de 20 anos de assessoria a empresas e marcas do setor e divulgação e apoio para o desenvolvimento da culinária, da cozinha, da comida brasileira. Ele também era membro das Confrarias de vinhos do Alentejo, Dão e Vinho do Porto, todas em Portugal; e cavalheiro da Confraria de Champagne, na França.

A Revista Prazeres da Mesa  comandada por ele e sua esposa Claudia Esquilante, além dos sócios Mariella Lazaretti e Georges Schnyder é responsável também por um dos principais prêmios nacionais, o Melhores da Gastronomia, que acontece anualmente e os eventos regionais do Mesa Ao Vivo.

Ainda não há informações sobre o seu velório. A causa da morte não foi divulgada.

Refência na gastronomia

Após a divulgação da notícia nas redes sociais, familiares, amigos e renomados chefs de cozinha lamentaram a morte de Ricardo Castilho. Helena Rizzo, jurada do MasterChef, prestou condolências à família. “Que tristeza. Meus sentimentos a família e Prazeres da Mesa.”

O chefe Alex Atala, do D.O.M. e Dalva e Dito agradeceu: “Muito Obrigado pela sua dedicação e compromisso com a Gastronomia Brasileira.” O chef Ivan Achcar refletiu em sua homenagem: “A gente sabe quanto de Castilho tem nos grandes restaurantes que ele apoiou, na carreira de chefs que ele iluminou, no avanço do setor que ele fomentou.”

Como bem lembrou o perfil da Cúpula da Cachaça: “foi um defensor da cachaça, um grande parceiro na promoção do VI Ranking da Cúpula da Cachaça. Seu empenho e dedicação para elevar a cachaça ao seu merecido reconhecimento foram inspiradores e fundamentais para o setor.O Mixology News sempre acompanhou e se inspirou na contribuição da Prazeres da Mesa no jornalismo gastronômico e lamenta profundamente a precoce partida do capitão deste time projeto. Inspiração define. Que a família e amigos encontrem conforto nesse momento e que Ricardo faça uma boa passagem. Temos certeza que ele será recebido com um belo banquete nos céus.

Confira a publicação na íntegra:

“Com enorme tristeza, incredulidade e saudades imensas, comunicamos que nosso sócio, amigo, pai e marido de nossa sócia Claudia , Ricardo Castilho, nos deixou esta manhã.
Castilho teve uma carreira sólida como jornalista e como gastrônomo.. Há 21 anos temos tido o privilégio e a honra de tê-lo como sócio, no Mundo Mesa. Juntos, eu, Claudia, Georges e ele, criamos nossos filhos, dividimos alegrias e construímos uma empresa respeitada e reconhecida, que ele defendia heroicamente.
Graças a ele, muitos e muitas chefs ganharam destaque e reconhecimento. A gastronomia brasileira perde um de seus mais importantes generais .
Um sujeito comprometido com o bom jornalismo, sócio leal, trabalhador incansável. Um dos maiores especialistas de vinho do Brasil .
Pai amoroso e presente de Carol, Juninho e JP, e marido extraordinário de Claudia, foi um homem dedicado em cada momento de sua família. Deixa um buraco em nossas vidas, e de nossa equipe . Estamos arrasados.
Que os céus abram as portas com o hino do Palmeiras para que ele faça lá uma entrada suave, mas magnífica como merece!”  diz a publicação no Instagram do Prazeres da Mesa.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!