Aprenda a preparar o Vida de Cigano, drinque de Murilo Antunes

Nômades, sem pertencerem a único lugar, com fama de serem feiticeiros e mágicos. Essas são algumas características dos povos ciganos incorporadas ao imaginário popular. É no entanto mais comum tratar pela designação genérica de cigano qualquer um que tenha dentro de si esse ímpeto de seguir sempre em movimento por diversas cidades.

Na base, tiquira infusionada com mate. O destilado de mandioca representa as regiões Norte e Nordeste do Brasil, onde Murilo viveu na infância e também na vida adulta. Já a erva-mate homenageia sua cidade natal de Canoas, de onde se mudou aos 6 meses, mas também o Rio de Janeiro que o acolheu como profissional. O licor Cedilla relembra Belém dos primeiros anos de vida. O abacaxi é a fruta dos caminhões de Brasília e também sabor preferido pelo pai de Murilo. O toque de Angostura representa, através da variedade de ervas, a própria diversidade de São Paulo mas também os segredos da Paulicéia pela misteriosa receita do tradicional bitter.

Com uma vida e muitas andanças e mudanças, Murilo Antunes criou o seu drinque Vida de Cigano, uma homenagem aos lugares em que viveu, através de seus ingredientes típicos ou que representassem os lugares. O resultado é uma mistura emotiva dos pontos de acolhida ao longo de sua vida.

Ao longo de sua trajetória cigana, Murilo Antunes passou por muitos balcões, mas de alguns deles levou consigo lições para a vida e mestres na arte da coquetelaria. A primeira figura profissional foi seu irmão, chef de cozinha, que o ajudou com uma oportunidade e conselhos preciosos no primeiro emprego como bar back em um bar em Campos dos Goytacazes no interior do Rio de Janeiro com consultoria de Jéssica Sanchez.Outra grande experiência foi no Frank Bar, SP, sob a batuta de Spencer Amereno e um grande time. De lá a experiência de ser subchefe ao lado de Adriana Pino no MéZ, na sequência nova oportunidade pelas tutela de Jéssica Sanchez, o balcão do Nakka com Renan Tarantino. e por fim Guilhotina com Márcio Silva, um bar com reconhecimento de um dos melhores do mundo.

Atualmente, é no Vizinho Gastrobar que Murilo está servindo coquetéis e compartilhando seus mistérios no copo.

O Vida de Cigano é combinação pessoal que não está em nenhuma carta, mas no coração de Murilo Antunes. Uma mistura nômade e emotiva dentre os #365DrinquesDoBrasil.

aprenda a receita

Vida de Cigano

50 ml de tiquira infusionada com mate
30 ml de licor Cedilla
30 ml de suco de abacaxi
15 ml de limão tahiti
10 ml de xarope simples
2 dashes de Angostura

Em uma coqueteleira com cubos de gelo, coloque todos os ingredientes e bata vigorosamente. Coe duplamente para um copo baixo com gelo e finalize com chips de mandioca.

Receita de Tiquira infusionada com mate

Coloque 20 g de erva-mate em 750 ml de tiquira e deixe infusionar por 30 minutos para fazer uma coagem fina.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!