Aprenda a preparar o Bubbles Out, drinque de Jessica Sanchez

Sofisticação também envolve combater o desperdício. Afinal, todo balcão que serve vinhos e espumantes em taças se depara com o dilema do que fazer com o precioso líquido que porventura sobre na garrafa antes que ele se torne inadequado para o consumo.

Como política interna de aproveitamento inteligente dos insumos da casa, o Copacabana Palace estabelece desafios junto aos colaboradores para o combate ao desperdício. Dessa necessidade e da criatividade da bartender Jessica Sanchez nasceu o Bubbles Out.Preciosos Champagnes e espumantes que iriam pelo ralo foram antes para a frigideira, para uma redução. Durante o preparo sumiram as bolhas, daí o nome do drinque, enquanto subia o aroma intenso das uvas. Nasceu assim um ingrediente novo, um xarope com um gosto bem característico.

Para nascer o drinque, veio um rum de boa qualidade para definir o peso alcoólico, ácido cítrico e o óleo saccharum de grapefruit completam a lista de ingredientes. Do que seria lixo, fez mais luxo, com um drinque exclusivo que tinha por base a redução de champagne, um ingrediente novo e desconhecido pelo público.

A bartender Jessica Sanchez tem mais de 10 anos de experiência no universo de bares. Começou como assistente de sommelier em São Paulo mas o balé das garrafas, a alquimia de sabores fizeram nascer uma paixão pelo bar. Começou então o desafio de arranjar um balcão para chamar de seu, primeiro os cursos e a formação de uma rede de contatos. Mas bartender como “profissão de homem” ainda era normal, o trabalho envolvia reposição de geladeira, trocar barril de chope e muito peso. Ainda dominava na cabeça dos empresários a ideia de que depois de três meses de trabalho pesado madrugada adentro ia fazer as mulheres desistirem.

Foram muitos eventos até encontrar Talita Simões que estava à época inaugurando o The Sailors Legendary Pub, de SP. Jessica alcançou o emprego fixo na coquetelaria e daí seguiu caminhada rumo ao reconhecimento e sucesso profissional. Passou ainda pelo Armada (já fechado), pelo projeto itinerante Absolut Inn até chegar no Rio de Janeiro.

Em terras cariocas foi morar ao lado do bar e transformou o tempo no trânsito que gastava em São Paulo em oportunidade de crescimento e aprendizado profissional, muitos cursos e estudos que renderam resultados. Logo nos dois primeiros anos no Rio os prêmios começaram a chegar. Ganhou o Vive La Revolution de 2013, a etapa nacional e latino americana do Bols Around the World em 2014 e uma colocação os dez melhores do mundo. Ganhou ainda  um segundo lugar regional no World Class Brasil.

Na sequência recebeu convite para chefiar os bares do Copacabana Palace, dois anos de trabalho, um casamento e o nascimento da primeira filha. Atualmente Jessica comanda seu próprio negócio, o Vizinho Gastrobar que funciona no Vogue Square e em breve abrirá uma franquia em Botafogo. O Bubbles Out está na carta do Vizinho Gastrobar por R$ 31 reais e segue ainda no Copacabana Palace por R$ 42.

APRENDA A RECEITA

Bubbles Out

45 ml de Zacapa Rum
15 ml de solução de ácido cítrico (15:100)
15 ml de óleo saccharum de grapefruit
10 ml de redução de champagne

Em um mixing glass com cubos de gelo, coloque todos os ingredientes e mexa bem por 15 segundos. Coe para uma taça coupé previamente gelada e finalize com um zest de grapefruit.

Receita de redução de champagne

500 ml de champagne
500 g de açúcar

Reduzir a mistura em fogo brando por aproximadamente 7 minutos.

Receita de óleo saccharum de grapefruit

12 cascas de grapefruit (sem a parte branca)
450 g de açúcar refinado

Colocar tudo num saco a vácuo e deixar em temperatura ambiente por 12 horas. Coar a mistura.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!