No nosso especial de Carnaval, aprenda a preparar o drinque Verão da Lata de Alexandre Bussab

De acordo com Alexandre Bussab, o drinque Verão da Lata relembra o memorável verão de 1987.
E o motivo para esse verão ter ganho esse apelido parece até mesmo lenda urbana.

Com problemas mecânicos o navio Solana Star precisou aportar em águas brasileiras para fazer reparos. Mas para evitar problemas com a polícia “liberou” no mar sua carga de 22 toneladas de maconha acondicionadas dentro de latas de suco de grapefruit. A polícia só conseguiu recuperar 3,5t da droga, o restante ficou a deriva e logo começou a apontar nas praias do litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro.Dizem que o carregamento era “da melhor qualidade”, coisa “nunca antes fumada no Brasil”. O inusitado da situação alimentou a procura pelas latas e, claro, fez surgir a lenda das latas de suco recheadas de maconha. O Verão da Lata chegou até mesmo a virar um livro do jornalista Wilson Aquino.

Já o navio, foi apreendido, mudou de nome e em 1994 naufragou na região de Arraial do Cabo. Hoje ele descansa nas profundezas do mar sob o seu último nome que ganhou após ter sido convertido para pesca de atum: Tunamara.

E tal como o barco, o paulista Alexandre passou por algumas mudanças de rumo e até mesmo um naufrágio de planos. Infeliz com 10 anos como produtor de TV, estava decidido a mudar de rumos quando, em uma viagem a Bahia, conheceu sua futura mulher, a bartender carioca Tábata Magarão.

Fizeram planos de largar tudo e conhecerem o Brasil em busca de ingredientes brasileiros para quem sabe fazer um livro ou documentário sobre o tema. Mas logo o dinheiro apertou e os planos do casal naufragaram. Aportaram juntos para trabalhar na praia de Ipanema. Ele de gaiato no bar cortando muita fruta como barback e ela como bartender. A experiência acabou por firmar o relacionamento que passou a compartilhar a mesma profissão.

Alexandre torce pelo dia em que possa ter a liberdade de usar o ingrediente das latas no preparo de drinques, mas ainda não é possível. Para compensar, o drinque busca trazer a sensação de estar nas praias cariocas com a tradicional combinação no mate com limão com o café em um drinque a base de cachaças envelhecidas em amburana e carvalho e um toque de banana da terra para complementar.

Um drinque que vai bem nas praias de São Sebastião no litoral norte de São Paulo até São Sebastião do Rio de Janeiro. A apresentação é o trunfo final, na hora de servir o melhor é usar as latas de tomate pelado usadas nos Blood Mary servidos da Raiz Forte, empresa de eventos do casal Alexandre e Tábata.

APRENDA A RECEITA

Verão da Lata

30 ml cachaça envelhecida em Amburana
30 ml cachaça envelhecida em Carvalho
1/2 banana da terra madura
15 ml de limão
50 ml de mate
Espuma de café com mate

Macere a banana dentro da coqueteleira, coloque gelo e todos os ingredientes, bata rigorosamente, faça uma coagem simples para a lata com gelo novo, complete com a espuma de café com mate e raspe um pouco de cascas de limão por cima. Sirva em um copo lata de metal ou julep de 300ml.

Receita da Espuma:
100 ml licor de café Illy  + 150 ml de xarope de mate + 80 ml de clara de ovo

Misture tudo no sifão de chantilly de 500 ml, agite após fechado, deixe ele gelar bastante (quanto mais gelado melhor a performance do gás), Após isso estourar a cápsula de NO2 .

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!