Aprenda a preparar O Major, drinque de assinatura da bartender Bianca Petrillo

Na beira do vale dos Cervos na Escócia, um homem e sua família construíram, pedra por pedra, sua própria destilaria. Foi um sonho erguido pelas mãos de William Grant seus 7 filhos, duas filhas, esposa e um único ajudante. As primeiras gotas foram destiladas no Natal de 1887 e até hoje a Glenfiddich produz um dos melhores single malts do mundo em uma empresa que segue administrada pela família até os dias de hoje.

Para honrar a trajetória de William Grant e sua dedicação de destilar sua paixão em garrafas, Bianca Petrillo criou O Major, um coquetel com apenas 3 ingredientes e uma conexão especial com a memória de celebrações em família.

Na base da receita um whisky infusionado em bacon com gergelim, ou simplesmente um Bacon Fat-washing Glenfiddich Single Malt 12 anos. Na sequência um toque de xarope de bordo (maple syrup) e 3 gotas de bitter de nozes pretas. Uma pêra desidratada para decorar e nada mais.

Bartender desde os 18 anos, Bianca Petrillo formou sua base de conhecimento com experiências na Europa e Austrália. Em sua jornada aprofundou-se e aprendeu muito sobre coquetelaria e hotelaria.

Passou por agências de catering, bares, hotéis, restaurantes e até mesmo cafezais na ilha de Bali na Indonésia e plantações de uvas vinícolas no deserto em Queensland na Austrália.

Mais uma vez a vida a levou para a Europa em um rooftop em Barcelona. Mas como o caminho de Bianca parece sempre envolver rodar o mundo, foi convidada para ser especialista de portfólio da William Grant & Sons, posição que ocupa até hoje.

O Major passou no Caruso Lounge em São Paulo durante o mês de maio de 2018. Atualmente pode ser provado no Chaka Khan em Barcelona ou em algum Guest Bartending Glenfiddich em breve. Uma mistura para quem gosta do sabor familiar do whisky, mas com um toque a mais dentre os #365DrinquesDoBrasil.

aprenda a receita

O Major

60 ml de  Glenfiddich Single Malt 12yr. em fatwashing de gergelim e bacon
10 ml xarope de maple (bordo)
3 gotas de Black Nut Bitters (nozes pretas)
Pêra desidratada para guarnição

Primeiro resfrie o mixing glass e dispense o gelo.  Na sequência acrescente todos os ingredientes e misture até que a cor fique homogênea. Logo, tornar a encher o mixing glass com bastante gelo e mexa com uma colher bailarina até resfriar, entre 20 a 30 segundos. Sirva em um copo old fashioned, com gelo em cubo e decore com a pêra desidratada.

Receita de Sesame Bacon Fat Washing 

30 g de bacon
10g de gergelim

Utilize uma proporção de  20% de gordura para 80% de whisky.

Derreta toda a gordura do bacon em uma panela ao fogo, acrescente o gergelim depois que a gordura já estiver derretendo. Mantenha sempre em fogo baixo até o total derretimento da gordura. Deixe a mistura descansar e acrescente o single malt em um pote hermético e deixe no freezer por no mínimo duas horas. Ao retirar do freezer, a camada de gordura estará congelada na parte superior do whisky. Quebre a gordura com uma colher e retire somente o whisky. Coar em filtro de café quantas vezes necessário para retirar os resíduos do bacon.

Receita de pêra desidratada

Pêra in natura e limão

Revestir uma assadeira com papel manteiga e colocar as pêras cortadas em tiras finas. Molhe toda a polpa da fruta com limão para que não oxide. Leve então ao forno semi-aberto com temperatura a 80º C durante cerca de 1h20.  Caso necessário, vire as fatias e mova-as para que fiquem tostadas de forma homogênea sem perder a cor da fruta.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!