Marajoara Mo-KA’E! é o drink inspirado na cultura Tupi e vencedor do Bartenders do Norte 2021

Bartenders do Norte é um evento e campeonato de coquetelaria que deseja educar e compartilhar conhecimentos e habilidades entre os profissionais locais, através de um dia de palestras e competição.

A primeira edição aconteceu mês de julho de 2021, reunindo 50 bartenders locais e abordando assuntos importantes para a comunidade de coquetelaria nortista do país.A segunda edição realizada em novembro de 2021, foi  uma Convenção. O evento contou com 5 palestrantes, que compartilharam vivências da profissão e temas pertinentes ao momento e aprox. 20 patrocinadores.

Aconteceu também o primeiro torneio de Drinks Autorais-Regionais, com 27 inscritos para a pré-seleção, onde os 5 selecionados apresentaram seu drink no dia do evento. A disputa foi muito acirrada, onde o bartender Matheus Nunes se sagrou vencedor da primeira edição.

Sobre o vencedor

Matheus Nunes tem 22 anos e é bartender manauaura e atualmente é head bartender do Gards Bar&Cocktails em Curitiba.

Matheus já teve passagens em bares como Rox Club, 300 Lounge e no 291 rooftop e também auxiliou nas consultorias nos bares Belle Epoque AM e Unba Sushi Bar.

Aprenda abaixo a história do drink Marajoara Mo-KA’E, que o levou a se tornar o primeiro campeão do concurso de drinks regionais do Bartenders do Norte 2021.

história do coquetel

O moquém (do tupi antigo moka’ẽ) é uma grelha de varas de madeira usada para assar ou defumar carne ou peixe. Tem o formato triangular e apoia-se sobre talos bambu fincados ao solo.

No séc XVI, o moquém era usado pelos tupis do litoral do Brasil para assar não apenas carne e peixe, mas também pra desidratar alimentos com o intuito de aumentar sua longevidade e conservá-los para reutilização em caldeiradas, sopas.Marajoara Mo-KA’E – pronuncia moquem – é uma homenagem à estrutura da culinária indígena Tupi, cada elemento da guarnição do coquetel fala um pouco sobre a estrutura do moquém. A folha de bananeira representa o revestimento da estrutura junto com o barbante representando o cipó que amarra a folha.
O copo com grafias Marajoara faz referência ao povo Tupi. Já a canela flambada em si representa a defumação do método de conservação. E o abacaxi faz referência ao alimento, as caças, peixes e frutos que são conservados com a técnica indígena.

aprenda a receita

Marajoara Mo-KA’E

70 ml de infusão de gin com jambu
30 ml de cordial de abacaxi com Jambucana e especiarias
30 ml de sumo de limão tahiti
10 ml de Abadia San Basile

Em uma coqueteleira com cubos de gelo, coloque todos os ingredientes e bata vigorosamente. Coe para um copo marajoara com cubos de gelo.

Corte uma folha de bananeira em formato triangular e amarre com um nó. Finalize com um triângulo de abacaxi e canela flambada perfurando o abacaxi.

como fazer

Infusão Gin com flor e folhas de Jambu
750 ml de gin
4 folhas de jambu
3 flores de jambu
2 cascas de limão siciliano

Em um liquidificador bate bem e deixar infusionar por 36 horas. Depois, coe em peneira fina, engarrafe e mantenha em temperatura ambiente.

Cordial de Abacaxi com redução em Cachaça de Jambu e especiarias
500 g de abacaxi em cubos
590 g de açúcar mascavo
10 g de curry
250 ml de Jambucana
cascas de 3 limões tahiti
2 ramas de canela médias
2 cravos-da-Índia
1 pitada de sal

Em uma panela coloque tudo e deixe em fogo médio por 35 min. Na sequência, coe com ajuda de uma peneira fina. Conserve refrigerado por até 7 dias.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!