Fragoline, drinque de assinatura do bartender Ed Carneiro

Foi no final do século XIX que o Brasil e a Itália tornaram-se países culturalmente mais próximos. Em um curto espaço de tempo, desembarcaram nos portos brasileiros mais de um milhão de migrantes italianos. Em sua maioria, estabeleceram uma ligação direta com nossa terra. Mais do que força de trabalho, trouxeram toda a cultura e também muitos ingredientes e receitas na bagagem.

Para homenagear a conexão entre Brasil e Itália, Ed Carneiro criou o seu Fragoline, um drinque que utiliza ingredientes populares nos dois países, com ênfase nos processos artesanais de produção.

Os morangos, que dão nome ao drinque, estão presentes em um purê com limão e sem açúcar. Para reforçar o sabor cítrico, suco de limão siciliano. Já o dulçor, vem através de um xarope artesanal de capim cidreira. E como estamos falando de um drinque, a base alcoólica é o onipresente gim.

O bartender Ed Carneiro está desde 2002 no mercado e tem no currículo uma formação em coquetelaria clássica pela Associação Brasileira de Bartender e outra no Master of Spirits pela WSET (Wine Spirits Education Trust). Começou a trabalhar em bares de eventos até se mudar para Campinas, ao longo dos anos passou Swingers, TGI Friday’s, Lagundri Bistrô Contemporâneo, Vitória Hotel Concept (no Restaurante Esquinica e Iff Jazz Bar), The Lord’s Pub e no Grainne’s Pub.

Atualmente, ocupa o balcão do restaurante italiano Maialini, mas também realiza palestras e consultorias para outras empresas, bares e restaurantes em Campinas e região. Através da Drink Design, promove treinamentos com foco em portfólio de bebidas e desenvolvimento dos bartenders e garçons do interior paulista.

Aos que buscam refazer o trajeto gustativo através do Fragoline, o drinque está na carta do Maialini ao custo de R$ 26. Uma receita com toque artesanal italiano dentre os #365DrinquesDoBrasil.

APRENDA A RECEITA

Fragoline

50 ml de gim
50 ml de purê de morango
30 ml de suco de limão siciliano
30 ml de xarope de capim cidreira

Em uma coqueteleira com gelo coloque todos os ingredientes e bata vigorosamente. Coe para um copo baixo com gelo novo. Finalize com um twist de limão siciliano e bagas de zimbro.

Receita de purê de morango

500 g de morangos frescos
100 ml de suco de limão tahiti

Bata os ingredientes no liquidificador e depois peneire em uma chinois fina para separar todas as sementes.

Receita de xarope de capim cidreira

1 litro de água mineral
1 kg de açúcar refinado
5 sachês de chá de capim cidreira

Primeiro leve ao fogo a água para esquentar e em seguida coloque os sachês de chá. Assim que tiver infusionado, retire os sachês e adicione o açúcar. Por fim, misture até que o líquido fique cristalino.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!