Aprenda a preparar o AC, drinque de assinatura do bartender André Bueno

Nas origens da formação cultural brasileira de degustar um bom churrasco, um grande detalhe ficou de fora da definição de sabores no ritual. Ficamos todos muito concentrados no preparo das carnes e acabamos nos esquecendo das bebidas. Nessa hora, uma cerveja gelada saltou do isopor e logo se abraçou a uma caipirinha servida na jarra e todos ficaram felizes.

André Bueno se propôs a árdua missão de elevar copo da tradição do churrasco, mas também de traduzir o espírito do Açougue Central. Nasceu assim o AC, coquetel que coloca no copo a essência do restaurante.

Tudo começa com a preocupação de ter um drinque capaz de harmonizar com o todo o cardápio, mas que encaixe, camada por camada, as sensações de um churrasco. Para isso, foi preciso ir além do que vai dentro do copo. Tudo começa com uma cachaça envelhecida que se junta ao molho barbecue. Mas o aroma defumado tinha de estar presente e ele chega por meio da fumaça líquida. O abacaxi grelhado é também sabor comum nos churrascos de família. A carne curada que acompanha realça as notas do drinque e conecta o bar com a cozinha, valorizando o trabalho do açougueiro. Tem ainda o tutano flambado e a capa de couro no copo, tudo isso servido em uma pequena tábua de corte.

Ao longo de sua trajetória, André Bueno passou pelo Museu da Cachaça de São Paulo, Banana Café, Pôro Bar e Daya & Ture. Essa última uma casa que tinha como conceito o trabalho com orgânicos onde André aprendeu muito sobre padrões de frutas, conservantes e sazonalidade. Todo o conhecimento aprendido o levou até o Açougue Central, do chef Alex Atala, onde atualmente chefia o balcão.

Quem quiser desfrutar um churrasco completo em um único drinque, o AC está na carta do Açougue Central ao custo de R$ 29. Um drinque para carnívoros dentre os #365DrinquesDoBrasil.

aprenda a receita

AC

50 ml de Cachaça Gouveia Brasil envelhecida em jequitibá rosa
4 pedaços de abacaxi grelhado
40 ml de molho barbecue
20 ml suco de limão Taiti
Fumaça líquida
Gelo na coqueteleira

Em uma coqueteleira com gelo bata todos os ingredientes e coe duplamente para um copo baixo. Finalize com fumaça líquida. Guarneça com carne curada, meia lua de limão tahiti e tutano temperado com pimenta preta, sal e flambado na finalização.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!