Mito da Bruaca e Nhô Bento foram inspiração para a criação do Licor de Figos produzido na Destilaria Xanadu, em Santa Catarina.

Na tradição oral de Florianópolis, especialmente nas comunidades da Ilha de Santa Catarina, o mito da Bruaca e do Nhô Bento é uma das lendas mais temidas e contadas à beira do fogo.

Diz-se que a Bruaca era uma velha bruxa feia, com os cabelos desgrenhados e unhas pontudas, que vivia à espreita nos matos e trilhas da ilha. À noite, ela saía para capturar crianças desobedientes ou homens bêbados que voltavam tarde da farra. Seu cesto — a tal “bruaca” — era mágico: dentro dele cabia qualquer um que ela quisesse levar, e de lá ninguém saía mais.

Nhô Bento era um pescador preguiçoso, metido a sabichão, que vivia zombando das histórias do povo. Um dia, após uma noite de festa e cachaça, decidiu desafiar o mito e seguiu por um atalho onde diziam que a bruxa rondava.

Ria alto, dizendo que queria era ver essa tal Bruaca cara a cara. Mas sumiu. No dia seguinte, só encontraram sua camisa rasgada na beira da trilha e marcas de cesto na areia, como se alguém muito pesado tivesse passado por ali arrastando algo. Desde então, o povo da ilha jura que a Bruaca continua por aí, à espreita de quem duvida demais ou sai da linha.

O mito se espalhou como alerta às crianças e advertência aos adultos: respeite a natureza, ouça os mais velhos e não desafie o que você não entende. Afinal, quem ri da Bruaca pode acabar no fundo do seu cesto, junto com o Nhô Bento e tantos outros esquecidos pela história.

Sobre a bebida

Sabor leve, porém marcante, alia o sabor de frutos verdes com a doçura da cana-de-açúcar. Cabe tanto como aperitivo ou digestivo. A garrafa de cerâmica exclusiva da marca é alusiva aos mitos da Ilha de Santa Catarina e traz em seu conteúdo todo o misticismo dos alquimistas e um sabor inigualável.

Produzida em Blumenau, Santa Catarina, o licor fino possui 37% ABV e é produzido a partir da própria cachaça, água, açúcar e extrato natural de figo.

De acordo com Roberto Zimmerman, proprietário da Xanadu Bebidas, empresa produtora do licor: “O Nhô Bento é produzido a partir das folhas do figo, em um processo único e delicado que permite retirar todo o sabor e aroma do figo que a própria folha possui. explica.

Para isso, se faz necessário ter atenção na quantidade de folhas de figo que retiramos de cada árvore, entre 4 a 6 folhas por árvore apenas.” conclui o produtor de cachaça.

A coloração do licor é um de verde-bandeira incrível, que o proprietário garante que é fruto do processo de maceração das folhas de figo em uma técnica inovadora.

Sobre a Destilaria

A destilaria Xanadu possui sede própria localizada no Sítio Xanadu, na Rua Euclides da Cunha, em Velha Blumenau-SC, com mais de 1 milhão de metros quadrados, rodeados por muito verde e uma infra-estrutura de 3.5OO metros de área construída.

Conta com mais de 1.OOO barris de madeira nobre vindos da Europa, EUA e norte do Brasil, como carvalho, jequitibá, bálsamo, castanheira, entre outras, objetivando envelhecer a cachaça agregando as nuances da madeira para o sabor e olfato da bebida. A destilação é feita em tradicionais alambiques de cobre, de maneira artesanal.

Sobre o nome Xanadu

O nome da linha foi direcionado a história da cidade perdida de Xanadu, cidade lendária, onde tudo é leite e mel, perfeita. É o novo Éden.

A lenda de Xanadu refere-se à magnífica capital de verão do imperador mongol Kublai Khan, descrita como um paraíso terrestre de riqueza, beleza e harmonia. Segundo relatos de viajantes como Marco Polo e imortalizada no poema de Samuel Taylor Coleridge, Xanadu (ou Shangdu) era um palácio rodeado por jardins exuberantes, rios cristalinos e estruturas grandiosas que simbolizavam o poder e a sofisticação do império mongol.

Com o tempo, tornou-se um símbolo mítico de utopia e esplendor perdido, inspirando gerações com sua aura de mistério e opulência.Para comprar o licor, tanto na garrafa especial de cerâmica quanto na garrafa comum de vidro, entre em contato pelo site, email contato@xanadu.com.br ou pelo whatsapp (+55 47 9177-6164).

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!