Marca carioca quer conquistar consumidores sofisticados e amantes de coquetéis com seu licor de café.
Por muitos anos os bares de todo o Brasil tiveram que oferecer licores de cafés importados – muitos vindos do Caribe – como únicas opções disponíveis. E com isso, um sabor padronizado de café altamente torrado com excesso de caramelo e uma nota de baunilha invadiu a mente e o paladar dos brasileiros.
Mas na última década diversas marcas nacionais tem trazido ótimos representantes para ocupar essa prateleira com uma das coisas que nós temos de melhor, o café.
Foi em 2020 que Gabriel Collares e Leonardo Gama resolveram investir na Cabra Lab, um licor de café de base neutra dentro de uma companhia que só havia trazido bebidas à base de cachaça para o mercado brasileiro.
Atualmente a Degusto possui três marcas: Quero Chuva, Cabra Lab e Cafuné, todas criações próprias e com propostas diferentes.
O nome Cabra Lab tem duas inspirações. A primeira faz referência a lenda da descoberta do café, do pastor Kaldi e suas cabras. A segunda é que é uma palavra formada pelas primeiras sílabas das palavras ca-fé e bra-sileiro. Ca-bra!
Na onda do Espresso Martini
Coincidência ou não, os licores de café estão vivendo um momento especial, principalmente com o aumento nos pedidos do Espresso Martini, fenômeno que se vê nos bares desde 2023.
“Nosso licor é produzido com um blend de grãos especiais de 4 regiões, tanto arábica quanto canéfora” explica Gabriel Collares, sócio da Degusto Brands.
Para manter a intensidade e o frescor do café, a marca faz questão de torrar e moer os grãos dias antes da extração a frio. A base alcoólica é um alcool neutro de cereais e o licor traz 25% de ABV. Um dos pontos que a marca faz questão de frisar é que traz um dos menores volumes de açúcar adicionado do mercado e não acrescenta aroma de baunilha nem corante. Todo sabor e cor vem do café de verdade.
Nos braços dos cariocas
Após três anos de desenvolvimento até o lançamento , Cabra Lab já se tornou uma marca conhecida na Cidade Maravilhosa, com quase 100 bares cariocas com o produto na prateleira. Desde bares mais tradicionais como bares de alta coquetelaria, o licor de café mais carioca está caindo nas graças dos bartenders locais.
Um exemplo é o Surubar que serve o Chaparral, drink criado no Boca de Ouro, SP por Rodrigo Roso. A combinação traz Cabra Lab, Paratudo, limão e açúcar. Bares como Nosso Ipanema e Elena Horto também trazem receitas com a bebida em sua carta.
Para adquirir o produto, acesse o e-commerce da marca, por R$ 189 (750ml).
Espresso Martini (versão Cabra Lab)
50 ml licor de café Cabra Lab
30 ml vodka
30 ml café espresso
10 ml xarope de açúcar 1:1
2 gotas de solução salina (20:100)
Essa é uma receita do clássico adaptado para as qualidades e características de Cabra Lab.
Coloque todos os ingredientes em uma coqueteleira com cubos de gelo e bata bem. Coe duplamente para uma taça martini/coupe resfriada. Finalize com três grãos de café por cima.
Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.
Obrigado por se inscrever!