No Relatório de Bebidas Alcoólicas de 2024 da consultoria da Brand Finance, foram revelados 10 champagnes e vinhos mais valiosos do mercado

O relatório divulgado em agosto sugere que muitas das principais marcas da categoria seguem no topo, com destaque para o domínio da gigante francesa LVMH que aparece nos quatro primeiros lugares com suas marcas de champagne.  

Moët & Chandon lideraram a lista com um valor de marca de US$ 1,39 bilhão, seguido por Chandon por US$ 1 bilhão, Veuve Clicquot por US$ 959 milhões e Dom Pérignon por US$ 799 milhões. 

O quinto lugar está na marca de vinhos chinesa Changyu, que caiu do segundo lugar este ano devido a uma diminuição de 33% no valor. De acordo com a pesquisa da Brand Finance, isso pode estar ligado a um declínio nas percepções das partes interessadas sobre o prêmio de preço da Changyu, provavelmente devido a um influxo de marcas de vinho concorrentes na China. 

Da Austrália vem a Yellow Tail, que também faz uma aparição no top 10 deste ano. A marca demonstrou um crescimento impressionante, com um aumento de 138,7% no valor da marca a partir de 2023, catapultando-a do 12oº lugar em 2023 para o 7º deste ano. 

O relatório também apresenta um Índice de Força da Marca (BSI) que leva em conta vários fatores incluindo “entradas” ou atividades que apoiam a força futura da marca; “equidade” ou percepções atuais da marca; e “saídas” que são medidas de desempenho, como participação de mercado.  

Enquanto Changyu caiu de valor, a marca ainda conquistou o primeiro lugar no ranking do BSI. Para ver quais outras marcas de vinho e champanhe entraram no top 10 mais valiosos, confira a lista completa abaixo. 

As 10 marcas mais valiosas de Champagne e Vinho em 2024 

  1. Moët & Chandon ($1.4 bilhão)
  2. Chandon ($1.0 bilhão)
  3. Veuve Clicquot ($959 milhões)
  4. Dom Pérignon ($800 milhões)
  5. Changyu ($707 milhões)
  6. Penfolds ($675 milhões)
  7. Yellow Tail ($613 milhões)
  8. Beringer ($542 milhões)
  9. Jacob’s Creek ($344 milhões)
  10. Lindeman’s ($271 milhões)

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