O Desafio Arapuru tem o propósito de incentivar o trabalho dos bartenders e fomentar a elaboração de clássicos essencialmente brasileiros.
De 18 de maio a 19 de julho acontece a 2ª edição do Desafio Arapuru, que este ano traz como tema: “Os Futuros Clássicos da Coquetelaria Brasileira”.
O evento voltado à comunidade de bartenders é 100% virtual e tem o objetivo de fomentar a discussão sobre essência e brasilidade entre estes profissionais, além de ajudar financeiramente em um momento em que muitos deles foram e estão sendo impactados pela pandemia da Covid-19.
O desafio, que teve sua primeira edição em 2020, surgiu para apoiar o desenvolvimento da coquetelaria no Brasil, homenagear a cultura brasileira e instigar os bartenders a entrarem em contato com as diferentes formas de expressar a sua essência por meio de coquetéis que utilizem ingredientes nacionais.As inscrições vão até o dia 14/06 e para participar é preciso ser bartender profissional e ter mais de 20 anos. Atendendo a estes critérios, é necessário gravar um vídeo com um coquetel com o potencial de ser um futuro clássico brasileiro; apresentar a ideia por trás da criação; e dar um nome que seja uma homenagem à cultura e à arte brasileiras. O vídeo deverá ser compartilhado em um perfil pessoal e público no Instagram e ficar no ar enquanto o desafio estiver acontecendo.
Ao final do desafio, serão selecionados cinco participantes que receberão um prêmio no valor de R$ 1.000, uma fotografia profissional do drinque selecionado, uma birdy assinada pelo Erik Lorincz e condições especiais para implementar o drink escolhido no bar de atuação. Além disso, os 15 primeiros participantes ganharão uma vaga no curso Mixologia Brasileira, ministrado pelo mixologista Marco De La Roche.
Desafio Arapuru Gin – “Os Futuros Clássicos da Coquetelaria Brasileira”
Os futuros clássicos serão julgados por um time de especialistas da coquetelaria, gastronomia e arte. Entre os jurados está o mixologista Marco De la Roche, editor-chefe do site Mixology News e responsável pela carta de importantes bares da cidade de São Paulo, como o icônico Riviera.
O participante deve:
– Gravar um vídeo com um coquetel com o potencial de um futuro clássico brasileiro.
– Apresentar seu coquetel e contar a ideia por trás da criação.
– Dar o nome ao seu coquetel em homenagem à cultura e arte brasileira.
– Postar no Instagram com as hashtags: #desafioarapuru #celebreaessenciabrasileira #arapurugin e marque o perfil @arapurugin.
Podem ser usados diferentes tipos de arte como inspiração! Seja música, pintura, dança, folclore ou culturas locais. Incentivamos pesquisar sobre o que te inspira #celebreaessenciabrasileira.
Preste atenção aos prazos e etapas para participar e não deixe para a última hora!
Os cinco primeiros participantes receberão:
1 – Um prêmio de R$ 1.000 (mil reais)
2 – Uma fotografia profissional do drink selecionado.
3 – Um mixing glass Birdy assinada pelo Erik Lorincz.
4 – Condições especiais para implementar o drink escolhido no bar de atuação.
5 – Além disso, os 15 primeiros participantes serão selecionados para ganhar uma vaga no curso Mixologia Brasileira.
60%: Ideia por trás da criação do “Clássico Brasileiro”
20%: Apresentação e entrega;
10%: Nome do coquetel;
10%: Influência de Arapuru Gin na receita.
Para isso vamos ler atentamente as regras do desafio:
– Ser um drink autoral.
– Usar um destilado base feito no Brasil. (recomendamos o Arapuru Gin, que possui ingredientes dos 5 cantos do Brasil na sua formulação).
– Vídeo deve conter de 1 a 2 minutos de duração.
– Vídeo não pode conter garrafas de outras marcas de destilado-base, a não ser Arapuru Gin. Vídeo deverá ser postado no Instagram, com a hashtag #desafioarapuru #celebreaessenciabrasileira #arapurugin.
– O perfil do participante deve ser público.
– Limitado a uma pessoa por perfil.
– Limitado a uma receita por pessoa.
– Os participantes devem ser bartenders profissionais e ter mais de 20 anos.
– O nome do coquetel deve ser uma homenagem à cultura e arte brasileira.
– Queremos saber sobre a história do seu coquetel! Conte pra gente sobre os ingredientes ou sobre a cultura brasileira que te inspirou.
– Instagram TV: 1080 pixels (largura) X 1920 pixels (altura) na proporção de 9:16;
– Preste atenção no tempo do vídeo (não mais de 2 minutos!).
– Certifique-se de que é possível ouvir o som do vídeo com clareza.
– Podem ser usados diferentes tipos de arte como inspiração! Seja música, pintura, dança, folclore ou culturas locais. Incentivamos pesquisar sobre o que te inspira #celebreaessenciabrasileira
– Os participantes devem ser bartenders profissionais e ter mais de 20 anos.
– Pense em um coquetel fácil de replicação.
-Poste com a melhor qualidade possível.
É obrigatório o uso de Arapuru na receita? Não! Infelizmente vivemos um momento de pandemia e não podemos limitar que usem apenas nosso produto. Contudo, será um diferencial utilizar Arapuru, uma vez que o produto possui 12 botânicos dos 5 cantos do Brasil e é muito versátil na coquetelaria. Recomendamos que se você não tiver Arapuru no seu bar ou na sua casa, que busque com conhecidos para realizar sua receita.
O destilado base deve ser gin? Não necessariamente, está na regra que o destilado deve ser produzido no Brasil. Por isso, pode ser Cachaça, Gin, Rum, entre outros. Contudo, recomendamos o uso de Arapuru Gin pois possui 12 botânicos dos 5 cantos do Brasil e é muito versátil na coquetelaria.
Posso postar meu vídeo em outra rede social? É mandatório que o vídeo seja postado no Instagram com as hashtags #desafioarapuru #celebreaessenciabrasileira #arapurugin e marcando o perfil @ArapuruGin. Contudo, se além do Instagram, você queira postar em outras redes sociais, fique à vontade.
Saiba como foi a 1ª edição do Desafio Arapuru em 2020
Arapuru Gin tem uma paixão pelo povo Brasileiro, e celebra a sua beleza através de diversas expressões e tradições artísticas. A marca investe 10% do lucro através da plataforma Arapuru Apoia, uma plataforma que nasceu para incentivar múltiplas vozes da nossa brasilidade: da arte popular à coquetelaria.
Dentre suas ações, destaca-se o Desafio Arapuru, o apoio às artesãs de Capim Dourado, da Comunidade Quilombola localizada na região do Jalapão, e a parceria com o Prêmio Select de Arte, apoiando artistas brasileiros contemporâneos.
Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.
Obrigado por se inscrever!