Rabodigalo, bar com alma cosmopolita é referência na coquetelaria em Florianópolis
Inaugurado em 2016, o local trouxe para a cidade de Floripa o conceito de bar de coquetel e segue influenciando a cena na região catarinense até hoje.
Em 2016, Felipe Palanowski sentiu que estava preparado para montar o próprio bar de coquetel e foi assim que, de um amadurecimento de um sonho e muito planejamento, nasceu o Rabodigalo, um dos locais de maior referência da coquetelaria catarinense, baseado na capital turística de Florianópolis.
Felipe começou na carreira como garçom, em 2007, e após um ano se tornou bartender. A partir daí a carreira foi meteórica, em que em 2009 ele virou chefe de bar, depois gerente e em 2012 aceitou o convite para ser mixologista da Pernod Ricard na região sul.
Trabalhou por dois anos na multinacional francesa e em 2014 criou a própria empresa de consultoria de eventos. Em 2016 sentiu que o terreno estava fértil para executar o sonho de ter um bar de coquetel, fez um plano de negócio e conseguiu colocar o sonho em prática.
“A ideia de ter um coquetel bar nunca foi algo difícil, foi uma coisa que sempre imaginei…agora, criar um bar com uma identidade como o Rabodigalo foi algo que saiu da alma literalmente e que traz um pouco de cada um dos sócios”, comenta o bartender que refere-se a ele e a sociedade com Gabriela Watanabe e Simone Colombo (que atualmente não se encontra mais na administração do bar).
De acordo com Palanowski, o Rabodigalo foi feito todo à mão. O projeto arquitetônico inicial foi pensado pelos sócios e a movelaria foi garimpada e muitos dos detalhes encontrados no salão, como as luminárias de molho de tomate, foram feitas por eles. “É um bar com alma”, conclui o bartender.
O nome escolhido para o negócio foi uma forma de homenagear o coquetel brasileiro e também fazer uma referência aquilo que eles queriam estabelecer na cidade de Florianópolis, que era de trazer para o público a referência de coquetéis e poder trabalhar com essa base. Portanto Rabodigalo foi o conceito da marca, que é uma adaptação da tradução em português para ‘Cocktail’.
Além de evidenciar a coquetelaria clássica e internacional no bar, Palanowski também tem em seu trabalho a carga brasileira, em que releituras de Rabo de Galo fazem parte da carta, como a versão sour, que leva cachaça envelhecida em bálsamo, aperitivo de ervas e alcachofra, limão siciliano, açúcar demerara, aquafaba e bitter aromático.
Além das releituras de clássicos, no trabalho autoral também encontram-se coquetéis com cachaça e um mix que ressalta essa veia tropical, como podemos ver:
Flamingo
Gin, bitter italiano, limão siciliano, aquafaba, grapefruit e óleo de folha de limoeiro
Botany Bay
Gim, vermute tinto, Aperol, sour mix, pepino japonês e hortelã
Spritz do Galo
Vinho branco de colheita tardia, hortelã, perfume de laranja, bitter aromático e tônica
Irish Mate (drinque ao lado)
Jameson, chá mate, abacaxi fresco, demerara e gengibre
Sussuro de uva
Gim Beefeater, uva verde, limão siciliano, leve nota apimentada e capim limão fresco
Hibiscus Punch
Rum branco, Aperol, limão siciliano, infusão de hibisco e capim limão fresco
Tropicália
Cachaça envelhecida, maracujá fresco, açúcar demerara, pimentão verde e perfume de alecrim
O Segredo de Antonieta
Cachaça Antonieta, Chartreuse amarelo, limão siciliano, manjericão e açúcar demerara
Pinta de Cabral
Cachaça envelhecida, licor 43, bitter Aperol, limão siciliano, framboesa e sálvia fresca
Jack foi à horta
Jack Daniels, maracujá, aquafaba, calda de cranberry, pimenta e hortelã
La Púrpura
Gin, Aperol, limão siciliano, amora canadense e calda de amora
A carta também conta com uma seção especial para gin tônica e uma para os ‘chupitos’, ou como descrito: ‘martelinhos estonteantes’ – que são pequenas doses como o La Juca, que é uma mistura de gengibre fresco com licor Amarula, ou Lemon Drop, que vai na receita vodka, licor de laranja e limão siciliano. O preço dos coquetéis varia entre R$ 18,00 a R$ 36,00.
Felipe acredita que o Rabodigalo ajudou a fomentar a cena da coquetelaria catarinense e reconhece que os movimentos que ocorreram também no mesmo período nas cidades de Curitiba e Porto Alegre ajudaram ainda mais a firmar o conceito.
“Isso não foi um trabalho que deve somente ser creditado ao Rabodigalo, mas também a vários profissionais que já vinham semeando a coquetelaria dentro dos seus projetos e possibilidades, dentro de restaurantes, eventos e consultorias…o Rabodigalo nasceu de uma cena que já estava sendo fertilizada”, conclui Palanowski.
RabodiGalo
Instagram: instagram.com/rabodigalo
Facebook: facebook.com/rabodigalo
Endereço: Clodorico Moreira, 23 loja 01, Florianópolis, SC
Horário: terça, quarta, quinta, das 18h às 00h, sexta, 18:00 às 01h, sábado das 19h às 01h
Capacidade: 60 lugares
E-mail: contato@rabodigalo.com.br
Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.
Obrigado por se inscrever!