O pequeno salão ganhou notoriedade em São Paulo por seus coquetéis bem executados, clima descontraído e a hospitalidade de D’Agostino 

O Apothek Cocktails & Co é tudo isso que está no nome. Nasceu para ser um empresa e distribuidora de bebidas, mas com uma garagem disponível e a experiência de Alexandre D’Agostino nos balcões, estava fadado a também se tornar um bar – que hoje é o cartão de visitas da marca. 

Aberto em 2017, a casa dispensa elogios que já estão mais que afirmados nesses anos de trabalho, que renderam diversos reconhecimentos como agora em 2019 o título de Melhor Bar de São Paulo, pela Veja São Paulo.

Tudo começou quando D’Agostino e os sócios resolveram montar o Apothek Cocktails & Co. – uma marca de bebidas engarrafadas em que a pessoa poderia ter em casa, por exemplo, um Negroni prontinho para ser consumido. Era pra ser isso, já que o próprio Alê jurou que não teria um bar, porque estava cansado da rotina após 18 anos de balcão no consagrado SpotMas como o bichinho está sempre lá, Alê começou a abrir a garagem da casa em que fica o escritório do Apothek para alguns amigos e depois a abrir só nas quintas para o público, o que se estendeu para sexta, segunda e agora também aos sábados. 

“O bar do Apothek é um lugar em que a gente pode receber pessoas para degustação, realizar as aulas de masterclass, as consultorias, e fortalecer a distribuidora de bebidas alcoólicas… a marca acabou se tornando tudo isso” observa.

A ideia de Alê desde o começo do bar era de que tudo fosse pequeno e com horários mais flexíveis, daí a escala de abertura diferente .

“Eu queria que fosse essa sala de estar! Outra condição para nós abrirmos aqui era justamente não abrir todos os dias, porque temos essas outras atividades como a distribuição e os eventos (…)”pontua. 

O Apothek também é daqueles bares que fazem sentido uma visita na segunda-feira, em que é possível encontrar diversos profissionais de outros balcões da cidade, que gostam de ir até o local durante o dia de folga. “É um dia bem interessante em que o pessoal da indústria vem pra cá”, comenta Alê. 

Os coquetéis da casa levam a assinatura de D’Agostino, que se baseia em uma trilogia que pauta bastante as personalidades dos drinques:  “Começamos a procurar outras possibilidades e oferecer drinks mais leves e sugestões com menos álcool, mas temos um DNA nosso baseado muito no Negroni, Old Fashioned e Manhattan”. 

Drinques do Apothek

Além dos três clássicos, que se encontram na carta junto com o bom Dry Martini e Gin Tônica, conheça abaixo os coquetéis clássicos do Apothek.

Rye Rye My Darling
Rye Whiskey, xarope de centeio e bitters

Jalisco
Tequila Don Julio, Amaro, Vermouth branco, Jerez fino e xarope de açúcar

Russian Milk
Vodka Tiiv, redução de Bossa Brut, Vermouth branco, tônica e twist de limão

Leonard
Lillet blanc, Amaro e Tônica

Ours Daiquiri
Rum branco, rum envelhecido, xarope de açúcar e limão

Vermouth Soda
Vermouth Dolin tinto, club soda e twist de laranja

Champagne Cocktail
Bourbon Bulleit, Bossa Brut, Angostura, xarope de açúcar e twist de laranja Bahia

Sparkling Vodka
Vodka Tiiv, Bossa Brut, xarope de amarena, xarope de açúcar, bitter Angostura e twist de laranja Bahia

Old 23
Rum Zacapa, Ardberg, Lillet blanc, amaro, xarope de açúcar e twist de limão siciliano 

Outro atrativo do bar é o atendimento de D’Agostino e sua equipe, habilidades que ele desenvolveu nos anos em que trabalhou no Spot e levou com ele essa marca.

O bartender gosta de receber as pessoas, como se realmente o Apothek fosse a sala de estar, e hoje está mais na função de relacionamento com o público, enquanto Livio Poppovic que também teve passagem pelo Spot, toma conta do pequeno balcão. 

Se tiver a oportunidade, não deixe de trocar uma palavra com Alê, que além da simpatia também adora uma boa música e desenhar pequenas e divertidas esquetes das divagações sobre as noites de bar.

saiba mais

APOTHEK COCKTAIL & CO

Facebook: www.facebook.com/apothekcocktails/
Instagram: instagram.com/apothekcocktails
Endereço: Rua Oscar Freire, 2221 – Pinheiros – São Paulo – SP
Horário: Segunda, quinta e sexta, das 19h às 01h, sábado das 16h às 00h

*POR GIULIA CIRILO, ESPECIAL PARA O MIXOLOGY NEWS

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!