A edição reúne nomes da mixologia nacional e local, este ano traz o tema Wellness para comemorar uma década de vida.
O Ilha Drinks encerrou nesta sexta-feira (28) a programação comemorativa pelos seus 10 anos de história com três dias de workshops, encontros, experiências gastronômicas e um campeonato que marcou a última noite do evento. Realizado de 26 a 28 de novembro, em Fernando de Noronha, o festival reuniu mixologistas premiados, chefs, bartenders, profissionais da gastronomia e apaixonados pela coquetelaria, fortalecendo a cena cultural do arquipélago.
Este ano, a edição teve parceria com o Festival Caju Drinks, de Fortaleza, sob curadoria de Mauricio Campos.
Criado para valorizar ingredientes regionais, promover conhecimento técnico e celebrar a criatividade no copo, o Ilha Drinks se consolidou como um marco cultural e gastronômico da ilha, mantendo ao longo da década um compromisso com a identidade nordestina.
Para o mixologista e curador do festival, Waldir Calado, chegar aos 10 anos é motivo de orgulho:
“O Ilha Drinks nasceu da vontade de reunir pessoas em torno da criatividade, da identidade e da potência da coquetelaria nordestina. Ver essa ideia crescer e completar 10 anos é um orgulho enorme. O festival movimenta a ilha, fortalece a gastronomia, atrai turistas e cria experiências que só Noronha consegue proporcionar.”
A abertura contou com dois workshops: um ministrado pela heptacampeã do festival Cíntia Lopes, no restaurante Xica da Silva, e outro com a mixologista Daniela Salvador, referência na cena recifense, no restaurante Bulls. Para Daniela, fazer parte da edição comemorativa foi especial:
“Noronha tem uma energia que transforma. O Ilha Drinks vai além da técnica — é encontro, troca, afeto. Aqui o sabor vira linguagem e a gente celebra a cultura brasileira por meio dos ingredientes e das histórias que nos unem. Estar nesta edição de 10 anos é uma honra.”
A programação seguiu com um guest especial no restaurante El Loco, onde o chef e mixologista Fernando Farias recebeu Waldir Calado e Daniela Salvador para uma batalha de drinks que atraiu moradores, turistas e profissionais da área.
Grande Final – Campeonato de Coquetelaria
O encerramento da edição de 10 anos aconteceu no Restaurante Bulls, das 20h às 23h, com uma disputa acirrada entre bartenders da ilha e convidados. Após uma noite de performances criativas, técnica apurada e muito brilho na coquetelaria, os vencedores foram:
1º Lugar – Brayan Kelvin – Restaurante Bulls
2º Lugar – Diego Cleovansostenes Vital de Vasconcelos – Bar do Meio
3º Lugar – Railson Ferreira – Pousada Zé Maria
A celebração seguiu com venda de drinks, apresentações musicais ao vivo e participação do público e a visita de Digão da banda Raimundos e convidados, que experimental drinks criados por Waldir Calado utilizando na composição os novos sabores da Amarula, ingredientes regionais, como melaço, frutas tropicais, ervas da ilha, como manjericão, manjericão roxo, capim santo, erva cidreira, além de Cajuína São Geraldo, Gin Paramana, entre outras bebidas da marca.
Sobre o Ilha Drinks
Criado em Fernando de Noronha, o festival celebra há 10 anos a coquetelaria brasileira, com foco na identidade nordestina, criatividade e valorização dos ingredientes locais. Ao longo da década, o evento se tornou parte da agenda cultural e turística da ilha, revelando talentos, conectando profissionais e fortalecendo a gastronomia regional.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.
Obrigado por se inscrever!