Com certeza você já provou um Fitzgerald, mas será que você sabe tudo sobre o drink da modinha em 2024?

Se tem um drink que fez sucesso nos bares descoladinhos da cidade e deu o que falar na boca dos amantes de coquetelaria foi o Fitzgerald. Mas, por trás dessa receita refrescante e saborosa tem muita história que você precisa conhecer. Bora se tornar um especialista no drink?

1. Quem criou a tal receita famosa?

O maior nome da coquetelaria nos últimos 50 anos,  Dale De Groff criou o coquetel quando trabalhava no lendário Rainbow Room em Nova York na década de 1990.

Também conhecido como King Cocktail, Dale recebeu o crédito por trazer a profissão de bartender de volta aos holofotes.

2. Gin Thing??? Que nome é esse!

Quando ele preparou o Fitzgerald pela primeira vez, deu o nome de Gin Thing. Um nome super sem graça que não combinava muito com os nomes dos outros coquetéis do cardápio da época. Um cliente sugeriu dar-lhe um nome literário, já que o Hemingway era um dos favoritos do momento.

Fitzgerald foi uma escolha óbvia, já que está bem registrado que sua bebida favorita foi o Gin Rickey, a base de gin, limão, açúcar e club soda.

3. Taça coupe ou Copo baixo?

Embora 99% dos Fitzgeralds servidos hoje em dia sejam preparados e servidos em um copo baixo com cubos de gelo (ou aquele gelão translúcido maravilhoso), acredite ou não, ele já foi diferente.

Quando o drink foi criado por Dale De Groff em Nova York, ele era servido batido e coado duplamente em uma taça coupe previamente gelada, porém, sem gelo.

Aqui no Brasil (um dos países que mais consome Fitzgerald atualmente) faz muito sentido serví-lo em um copo baixo com gelo, visto que nossas temperatura são bem mais altas do que normalmente em NY.

4. Cansou do Fitz? Bora de Mark? Pegu?

Você já entendeu que o Fitzgerald foi inspirado em outro clássico o Gin Rickey certo? Mas já parou pra perceber que outros drinks conhecidos são muito parecidos com o Fitz?  Ou seja, cansou de tomar o drink e quer passear por outros sabores? Olha essas dicas abaixo:

Mark Twain
Uma deliciosa variação que substitui o london dry gin por scotch whisky. No ótimo post do Cão Engarrafado, além de explicar um melhor balanceamento e receita, ele apresenta a história do escritor homônimo ao drink.

White Lady
Para os fâs de um clássico sour, o White Lady é uma ótima pedida. Gin, Cointreau, limão siciliano e clara de ovo. Aprenda a receita aqui.

Pegu Club
Drink centenário (1927), aparece no Harry MacElhone (1927) e com Harry Craddock (1930). Mais próximo do Fitzgerald possível, combina gin, Curacau, limão e aromatic bitters. Aprenda a receita aqui.

5. Quem foi Fitzgerald?

F. Scott Fitzgerald, foi um escritor, romancista, contista, roteirista e poeta norte-americano. Fitzgerald é considerado um dos maiores escritores americanos do século XX.

Para além de O Grande Gatsby (1925) e Terna É a Noite (1934), consideradas as suas obras mais importantes, é também autor de mais de 160 contos.

Se conto mais famoso é o O Estranho Caso de Benjamin Button, que virou filme em 2008 com protagonismo de Brad Pitt.

Bora preparar um Fitzgerald agora? Aprenda a receita aqui.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!