A história do Paloma, um drink descomplicado, equilibrado e extremamente refrescante que está ganhando espaço nos bares de todo o mundo.

Paloma é essencialmente um drink popular mexicano. Lindamente simples, normalmente servido com gelo e preparado com uma mistura de tequila blanco e Grapefruit Soda. Com o tempo, a receita foi sendo aprimorada, numa explosão de sabores que vai desde o uso de suco fresco de grapefruit, um toque e flor de sal  até um xarope delicado de agave, açúcar e cascas de limão. O Paloma certamente conquistou seu lugar na prateleira dos coquetéis em ascensão.

Paloma está para o México assim como o Rabo de Galo está para o Brasil. Enquanto os turistas dos dois países se acotovelam para beber Margaritas e Caipirinhas, os bebedores mais afiados estão se esbaldando de Palomas e Rabos de Galo por todo o país. Duas jóias ainda desconhecidas do grande público…..ainda.

A ascensão já é percebida por veículos como a Drinks International, que anualmente mede quais os drinks clássicos mais vendidos nos principais bares do mundo. Em 2017, Paloma estava em 34º lugar e a Caipirinha em 25º, Em menos de uma década, a Caipirinha esteve em 24º enquanto a Paloma subiu para a 14º posição como aponta a lista deste ano.

Embora o refrigerante de grapefruit (pomelo) das marcas mexicanas Squirt ou Jarritos faça parte da receita tradicional da bebida, é quase impossível encontrá-lo em supermercados no Brasil o que convida o bartender brasileiro a criar a sua própria soda de grapefruit, usando desde o suco fresco a purê da fruta, seja através de uma carbonatação ou com o uso de água com gás e fruta.

Origens

Embora grande parte das publicações acerca da sua origem nos levem para histórico La Capilla, um bar tão místico quanto modesto na cidade de Tequila, no México, fontes afirmam que Don Javier Delgado Corona (1924-2020), o próprio dono do bar já deixou claro que não foi ele o criador do drink, e sim, do La Batanga, outro clássico popular mexicano.

Em 2011, o La Capilla conquistou um surpreendente 16º lugar na cobiçada lista do World 50′ Best Bars. Após o falecimento de Don Javier, aos 96 anos, o La Capilla segue sendo um negócio da família, que nasceu com o pai de Don Javier (foto abaixo) e hoje gerido pelo sobrinho Aaron.

Outras fontes, como Dale DeGroff em seu texto para a Liquor.com, acreditam que a criação do Paloma esteja coincidentemente ligado ao criação do refrigerante Squirt (que pode ser substituído pelo Jarritos).

Assim como muitos outros drinks conhecidos no mundo, a Paloma (Pomba em português) tem suas origens perdidas no tempo e nas lendas, o nome pode ser uma referência à La Paloma, uma canção folclórica parte da cultura mexicana, criada em meados de 1860.
Outra hipótese levantada é a de que Paloma seja uma derivação da palavra Pomelo, a tradução espanhola da palavra grapefruit.

Fato é que o Paloma é um pouco doce e azedo, um pouco amargo e salgado, tem todos os principais perfís de sabores, além de álcool, borbulhas e gelo; vamos combinar, como não gostar?

aprenda a receita

Paloma 

50 ml de Jose Cuervo Silver
25 ml de xarope Monin de grapefruit
15 ml de suco de limão tahiti
água com gás

Em um copo longo com cubos de gelo, coloque a tequila, xarope de grapefruit e suco de limão e mexa bem. Complete com água com gás e mexa levemente. Se quiser, finalize com uma fatia de limão ou grapefruit e sirva sem canudo. Salud!

Quer uma versão avançada da receita? Lá vai!

50 ml de Jose Cuervo Silver
100 ml de refrigerante de grapefruit
15 ml de suco de limão tahiti
flor de sal ou tajin

Cruste a borda de um copo longo (estilo highball ou collins) com sal. Se tiver, use uma mistura mexicana conhecida como Tajin, à base de sal, limão e pimentão vermelho desidratados e em pó. Em seguida, adicione cubos de gelo e então coloque a tequila, o suco de limão e o refrigerante de grapefruit. Com uma colher bailarina, mexa lentamente para misturar. Finalize com uma fatia de grapefruit desidratada.

* Caso não consiga o refrigerante, faça uma boa substituição trocando os 100 ml de refrigerante por 50 ml de suco fresco de grapefruit e 50 ml de soda limonada.

** Se você gosta da sua Paloma um pouco mais doce, experimente adicionar uma colher de café (10 ml) de xarope de agave ou xarope de açúcar mesmo.

Crie sua Paloma

A sua oportunidade de conhecer o México chegou. Crie sua releitura de Paloma e se inscreva no Cuervo Paloma Competition 2023.

Se você tem o sonho de conhecer o berço da tequila no mundo, a região de Jalisco, no México, conhecer a Destilaria La Rojeña e respirar a cultura mexicana, chegou sua oportunidade de criar sua releitura de Paloma e competir no Cuervo Paloma Competition 2023.

O campeonato é somente para bartenders profissionais e os interessados devem acessar o site www.josecuervo.com.br/palomacompetition.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 13 de novembro.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!