Coca Blue é um surpreendente licor boliviano com folhas de coca

coca blueCoca Blue é um licor premium de cor azul vibrante, feito com folhas de coca boliviana.

Ele foi lançado em 21 de dezembro de 2012, em homenagem (ou comemoração?) ao Dia do Fim do Mundo. Essa é a data que o Calendário Maia considerava como a do fim dos tempos. Quem não se lembra desse dia?

A mesma empresa que produz o Coca Blue, a Babco Europe, também é detentora da Agwaoutro licor boliviano.

No total são 69 gramas de extrato de folha de coca mas pode se despreocupar, pois os alcalóides da cocaína são removidos durante o processo.

As folhas de coca são colhidas nos Andes, a 2000 metros de altitude, e com a alta pressão do ar as folhas tendem a crescer menores e concentradas em sabor.
Após colhidas, são levadas para Amsterdam para serem “decocanizadas”. folha de cocaO licor é destilado 5 vezes e possui 55, 5 % de graduação alcoólica.
Em sabor, Coca Blue tem notas herbais, toques sutis de menta, eucalipto e de folhas de chá.

A cor azulada é uma homenagem ao tradicional tom Maya Blue, um pigmento típico dos povos maias, que só foi encontrado pela primeira vez em 800 d.C. e é uma característica das artes desse povo.Os produtores lançam apenas um lote por ano deste licor raro, assinadas e numeradas pelo master distiller da companhia.
Isso é algo como 100 caixas, e cada garrafa de 700 ml chega a custar em média 200 a 250 euros. Na lista de apreciadores desta bebida estão o atual presidente da Bolivia, Evo Morales e a princesa Máxima da Holanda.
Infelizmente, só é possível adquirir esta bebida em uma das poucas lojas que se vende em Londres.

Saiba mais sobre o Agwa de Bolivia, licor boliviano a base de folhas de coca. 

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!