Got Milk é a campanha para consumo de leite dos anos 90,  mas que vai muito além do leite de vaca.

Quem se lembra de uma campanha norte americana de 1993 chamada Got Milk, que pretendia alavancar as vendas e o consumo de leite bovino em todo o país. Até hoje, é considerada a maior campanha de um commodity no mundo inteiro. Várias personalidades americanas como Whoopi Goldberg, Dennis Rodman, Marc MacGuire e Terrel Davis foram alguns que incentivaram o tal do milk, milk e milk. A febre por leite é tão grande que na cidade de Essex na Inglaterra existe o Museu do Leite. A idéia do tarado por leite Paul Luke, que coleciona até hoje 10.000 unidades de garrafinhas de leite. Ele possui garrafas com mais de um século!! Ok, nem todas estão cheias ou com o prazo de validade em dia, mas ele diz que em alguns casos ele elimina o líquido e coloca bolinhas de isopor.milkMuitos acham que só o leite da vaca é usado para o consumo humano. Porém, são diversos mamíferos que historicamente servem como fonte de alimento de diversos povos do mundo. Por exemplo, leite de camelo, usado pelos árabes beduinos. Os incomuns leite de baleia e leite de texugo, ou ainda o improvável leite de morcego.Ou seja, leite de vaca está completamente fora de moda meu povo.

Na foto ao lado, o exato momento em que um baleia orca bebê se alimentando na sua mãe. Da mesma forma o texugo, aquele roedorzinho parecido com o bicho da Tasmânia também é um mamífero e produz leite. Já os morcegos, mamíferos incompreendidos também são produtores de leite.

Mas, o mais interessante é que não só as morcegas são capazes de produzir leite materno, mas existe uma espécie de morcego macho e frutífero da ilha da Indonésia que também é capaz de produzir leite. Por último, e não menos interessante, é o leite de camela.

Produzido, engarrafado e consumido no Oriente Médio, o leite de camelo é uma solução bem mais saudável do que o o leite de vaca. De acordo com especialistas, o camelo está mais próximo dos humanos que a vaca, portanto as características do leite materno são mais saudáveis para nós. De qualquer forma, vamos ouvir as sábias palavras de quem já sabia de tudo antes mesmo desse site existir, com vocês, o Padroeiro dos Bartendi, Mussum:

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!