Rota do Café a caminho do Campeonato Mundial de Barista

Estou dentro do avião seguindo para o 13º Campeonato Mundial de Baristas (WBC) que acontecerá na Feira da Associação de Cafés Especiais da Europa (SCAE).

Não conheço a cidade onde acontecerá o evento, Viena, na Áustria, portanto ainda não tenho dicas locais de onde tomar bons cafés por lá.

Mas   esse no post é sobre a  minha expectativa sobre esse grande evento e a tentativa de explicar a importância dessa reunião de especialistas de mais de oitenta países para apresentar o que há de melhor no mundo do café.Para melhorar, hoje, dia 11 de junho, segunda feira, faço aniversário! Não podia pedir um presente melhor, não é?!

Gostaria que todos vocês que amam café como eu pudessem ganhar de presente(trabalho, muito trabalho) uma viagem como essa. Aliás, me deixem um comentário de aniversário, ok?!

Além da honra de julgar mais um Campeonato Mundial de Baristas, é muito importante estar perto dessas pessoas que fazem parte do mercado de cafés especiais ao redor do mundo.

O meu grande prazer em trabalhar no meio cafeeiro é conhecer pessoas, trocar experiências e conhecimentos.

Infelizmente, não existe um curso superior de barista, por isso acho de extrema importância estar sempre conectado com todos os profissionais da área, dentro e fora do Brasil. Feiras e eventos como esse são oportunidades ideais para fazer isso.

De 12 a 15 de junho estarei cercado de estandes mostrando novidades sobre máquinas, equipamentos, acessórios , novos métodos de preparo de cafés e  cafés de todas as partes do mundo, entre outras coisas.

Vou poder conversar com pessoas de diferentes partes e perguntar como são os hábitos de consumo em seus respectivos países, o que os baristas tem feito de diferente, quais novidades no mercado e saber o que eles pensam do cenário mundial de cafés especiais.caféClaro que vou ficar de olho nas competições que acontecerão por lá, pois nosso competidor brasileiro que está na foto acima, Rafael Godoy (à esquerda), do Suplicy Cafés, se apresentará no dia 12, terça feira, além de sempre ter algum barista que se diferencie com ideias inovadoras ou apenas insanas mesmo.

O campeonato mundial  é sempre divertido e instrutivo de ver e aprender com erros e acertos dos sujeitos corajosos que dão a cara a tapa participando de campeonatos!

Só posso dizer que estou muito ansioso para este avião pousar e começar a minha aventura com cafés e amigos de todas as partes do globo! Informo vocês na volta.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!