Pela primeira vez desde sua fundação, há mais de 70 anos, a Maker’s Mark lança um uísque de trigo, marcando o primeiro lançamento sem bourbon na história da empresa.

O novo lançamento anual se chama Star Hill Farm Whisky, em homenagem à fazenda de 440 hectares no Kentucky que abriga a destilaria Maker’s Mark desde 1953. Seu tradicional bourbon de trigo há muito tempo apresenta uma receita de 70% de milho, 16% de trigo vermelho de inverno e 14% de cevada maltada.

Mas o Star Hill Farm Whisky se enquadra em uma categoria completamente diferente e, embora a mistura exata mude de ano para ano, o lançamento inaugural é uma mistura de duas mosturas: uma destilada com 70% de trigo e 30% de cevada maltada, e a outra com 100% de trigo maltado.

O mosto derivado do blend é composto por 61% de trigo, 20% de trigo maltado e 19% de cevada maltada. (Assim como seu bourbon icônico, a Maker’s Mark utiliza trigo vermelho macio de inverno.)

Os componentes do blend foram envelhecidos entre sete e oito anos, com todo o líquido destilado e engarrafado nos outonos de 2016 e 2017. Este primeiro lançamento é engarrafado com 57,35% ABV.

Consumidores curiosos por design ficarão surpresos ao saber que, além do formato exclusivo da garrafa do Star Hill Farm Whisky, ele dispensa o lacre de cera vermelha característico que muitos de nós associamos à Maker’s Mark.

Desmistificando o Bourbon – Nascimento e História

Regulamentos federais determinam que o uísque de trigo americano deve ser feito com um mosto de pelo menos 51% de trigo. Embora esta não seja uma nova classe de bebida destilada, o uísque de trigo se tornou mais comum recentemente, à medida que produtores, grandes e pequenos, buscam explorar opções além da concorrida marca de bourbon.

De acordo com o mestre destilador da Maker’s Mark, Dr. Blake Layfield, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento do Star Hill Farm Whisky exigiram experimentação contínua por parte da marca.

“Mantivemos nossos parâmetros de destilação consistentes — mesmo moinho, mosto, levedura, tempo de fermentação e prova de entrada — nossa base comprovada”, diz Layfield, falando exclusivamente à Food & Wine. “Mas então, demos um salto. Decidimos deixar a natureza guiar o caminho, abrindo mão da nossa rotação habitual de barris, uma prática que aprimoramos para a Maker’s Mark.Segundo o destilador, ao provar o uísque de trigo, você encontrará “aromas de caramelo amanteigado e passas douradas que levam a um paladar que se diferencia do bourbon tradicional, com notas de toffee com mel e especiarias de torta de maçã. O final de nozes-pecã torradas e canela suave resulta em um uísque muito acessível e agradável, que destaca a suavidade suave e inerente do trigo”.

Embora a marca ainda não tenha divulgado muitos detalhes, um comunicado à imprensa da Maker’s Mark sugere que uma série de fatores pode mudar em lançamentos futuros, desde a idade até o tipo de barril, a quantidade de mosto e talvez até a variedade do grão. Como acontece com todos os novos uísques, só o tempo pode revelar o verdadeiro impacto da maturação, e Layfield afirma que os experimentos continuarão à medida que a destilaria degusta mais de seus estoques de uísque de trigo envelhecido.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!