O Scofflaw faz um grande brinde à Proibição Americana! Acha contraditório?

O Scofflaw foi inventado no famoso Harry’s Bar de Paris em 1924, mas sua história começa em 1923 quando o banqueiro americano Delcevare King lançou um concurso de viés proibicionista para cunhar um termo que significasse “o bebedor fora-da-lei”.

O termo scofflaw (ao pé da letra “zomba-lei”) foi o escolhido para se referir aos bebedores fora-da-lei, como uma maneira de denegrir a imagem destes cidadãos americanos que não seguiam a proibição.Durante a Lei Seca, vários americanos acabavam viajando para outros países com o intuito de beber, os bartender do Harry’s Bar criaram um coquetel em homenagem a estes “zombadores” da lei e batizaram-no ironicamente de Scofflaw.

Este drinque do baú leva whiskey canadense, uma vez que as destilarias americanas estavam desativadas, suco de limão siciliano, xarope de romã (grenadine), orange bitters e um toque dos bartenders parisienses, o vermute francês.

O vermute francês, também conhecido como dry vermouth ou vermute seco, é um ingrediente cujo caráter seco e herbal é pouco aproveitado pelos bartenders o que acaba por torná-lo um ingrediente exclusivo para o preparo de Martinis.

Por ser um produto à base de vinho e com baixo teor alcoólico, os vermutes devem ser mantidos refrigerados e consumidos dentro do período máximo de um mês, evitando assim a oxidação do produto.

Veja como os russos lidam com bartenders que não refrigeram os vermutes

Um fato interessante sobre o vermute seco é que ele tem a propriedade de ressaltar os sabores ao qual é combinado, além de trazer um sutil toque herbal. Sendo assim, no caso do Scofflaw é possível utilizar menos whiskey do que utilizaria-se num Whiskey Sour. Inclusive, a receita original de 1924 utiliza partes iguais de whiskey e dry vermouth.

As receitas atuais não utilizam o whiskey canadense, mas sim um bom whiskey americano e reduzem a quantidade de vermute. Mas vale a pena experimentar de ambas maneiras.

Além disso, a combinação do vermute francês com o xarope de romã combina de tal forma que lembra um vinho tinto, sendo assim o Scofflaw acaba sendo um coquetel de paladar semelhante a um New York Sour.
Que tal fazer uma comparação entre as receitas destes dois Drinques do Baú?

Aprenda agora uma receita com medidas para este delicioso clássico esquecido.

aprenda a receita

Scofflaw Cocktail

45 ml Wild Turkey bourbon
30 ml vermute seco
20 ml suco de limão siciliano
15 ml xarope de romã (grenadine)
1 dash de orange bitter

Em uma coqueteleira, bata todos os ingredientes com gelo e coe para uma taça resfriada. Decore com uma casca de laranja.

Aproveite este coquetel e reflita sobre o quão importante são nossos direitos de escolha e faça um brinde ao “Grande Experimento” americano.

Compartilhe o seu coquetel com #DrinqueDoBau e deixe seu comentário abaixo. Saúde!

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!