A França não tem só vinhos não, tem PUB, tem cerveja… Veja como traças um roteiro e aproveitar ainda mais sua viagem.

Quem gosta de cerveja muitas vezes não gosta de outras bebidas. Mas como fazer se você for viajar para um país como a França, que, numa primeira impressão, só tem vinho? Muito fácil! Antes da viagem começar, prepare antecipadamente um roteiro.

O primeiro passo é usar o famoso Google. Escreva a palavra mágica PUB (que, para quem não sabe, é o diminutivo de Public House, ou casa pública, em inglês) e o nome da cidade em que estará. Com certeza você irá se impressionar, pois a maioria dos lugares tem muito mais bares com cerveja (e todas as outras bebidas) do que somente um Wine Bar. cerveja

Anote o endereço e já trace uma rota, saindo do lugar em que vai se hospedar até o pub – muitas vezes você poderá chegar no bar a pé, de ônibus e, quase sempre, de metrô, evitando gastar seus preciosos euros com táxi. Certifique-se do horário de funcionamento do local.

Diferentemente do Brasil, os bares na Europa não ficam até o desejo do último cliente, e terminam bem mais cedo. Outro ponto ainda muito importante é o horário da cozinha, que costuma fechar muito mais cedo que o bar. Não perca a oportunidade de comer nesses bares, muitos deles têm cardápio caprichado. Conseguiu chegar? Casa funcionando, cozinha aberta? Mesmo se o bar estiver cheio, sem um sistema de espera organizado, não tem problema, não é?

Aglomere-se e vá chegando educadamente ao balcão para escolher entre uma lista fantástica de cervejas regionais! Primeiro, avalie as cervejas draft, que são as tiradas das torneiras, o famoso chope no Brasil. Aqui, essas belezinhas podem ser provadas como chope mesmo, mais frescas que isso só dentro da cervejaria.

Outra boa notícia é que, mesmo pagando em euro, você vai sentir uma leveza na conta – as cervejas, pelo menos na França, ainda são mais baratas do que no Brasil (impostos, impostos, impostos). Depois, varie no pedido, não beba uma só marca, aproveite esta oportunidade maravilhosa. Brinde a isso com rótulos variados, pedindo ajuda ao bartender para fazer uma lista. De gole em gole, vá curtindo, falando sobre a sua viagem e a vida.

Pensando na sua maior comodidade, preparei para você uma lista especial dos melhores pubs e cervejas que encontrei.   Aqui vão as sugestões de bares!

The Wallace | 2 rue Octavio Mey, 69005 Lyon Pub
Fica na cidade velha de Lyon! Sempre lotado, tem um cardápio que vale a pena e uma carta de cervejas bem interessante. Aos domingos eles têm um disputado jogo de perguntas e respostas que levam ao bar turmas enormes de amigos para concorrer a um open bar!

Bares da Rue Mouffetard, Quartier Latin, Paris
Não vou sugerir um só lugar nessa rua, impossível. A cada passo que você dá, parece que encontra um PUB diferente. O bairro é o Quartier Latin, cheio de jovens de todas as nacionalidades que se hospedam em hostels pela região. Ao anoitecer os bares lotam de pessoas falando línguas diferentes, mas todos com algo em comum, uma cerveja na mão.
Não se anime tanto, um pint de cerveja (ou seja um copo) vai lhe custar ao menos € 5,00. Ainda dizem que esses lugares têm um subterrâneo dançante.  A história mágica que ronda o lugar talvez seja inspiradora, Ernest Hemingway morava por lá e dizem que seu fantasma ronda a região boêmia até os dias de hoje (dica de filme: Meia noite em Paris). welKronenbourg 1664:
Além de cervejas imperdíveis, você vai encontrar em todos os lugares esta cerveja pilsen (lager) que também já se encontra facilmente no Brasil. Pode-se encontrar em lata, garrafa e chope; é a mais comum que eu vi por lá e uma das mais baratas também. Edelweiss: uma cerveja de trigo bem gostosa feita pela Heineken; temos aqui no Brasil também; vale tomar um chope por lá!

Brasserie Bourganel
cerveja artesanal francesa muito boa, também já disponível no Brasil; por lá, tente encontrar a versão chope para provar algo mais fresco; eles têm uma versão com castanhas e uma versão com mirtillos.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!