O bartender Mario Oliveira vence a etapa brasileira do Bacardí Legacy 2020

O Bacardí Legacy já tem seu novo campeão e a partir de hoje,  Mario Oliveira, do Nakka Jardins, inicia sua jornada em busca do inédito título mundial do maior campeonato de coquetelaria do mundo organizado por uma única marca.

Mario Oliveira competiu ao lado de Matheus Cunha (Tetto Bar) e Roddy Oliveira (Feirinha), também finalistas do campeonato, que passaram pelas etapas de inscrição, envio de receita, semifinal, campanha do coquetel e final presencial com apresentação de seus coquetéis em evento que aconteceu em São Paulo.

O grande ápice do Bacardí Legacy acontece na final global, onde os vencedores nacionais de 40 países disputam o título de Vencedor Global Bacardí Legacy e uma premiação à sua escolha que mudará sua vida e sua carreira.

A última edição aconteceu em Amsterdã, na Holanda e a próxima acontecerá em Miami, nos Estados Unidos, em maio. Durante esses 2 meses que antecedem a global, Mário Oliveira contará com a comunidade de coquetelaria para aumentar a visibilidade, exposição e implantação de seu coquetel em bares e restaurantes, assim como compartilhamentos em rede sociais para ampliar suas chances de sucesso na etapa final.

Quais os critérios?

Para selecionar o campeão foram levados em conta a apresentação do coquetel no palco – representando dois terços da nota – e os desafios da campanha criada pelo bartender – que representa um terço da nota final.

Na apresentação, a avaliação dos três finalistas foi feita com base no legado (nome do coquetel, inspiração, originalidade e replicabilidade), no coquetel (apelo visual, aroma, sabor, textura e retrogosto) e no palco (performance e técnica).

Quanto aos critérios avaliados no desafio da campanha estão o refinamento do coquetel, a criação de uma identidade, o fato de levar seu coquetel para o mundo, envolvimento com uma causa, engajamento com a comunidade, mentoria e os números alcançados.

Quem foram os juízes?

A escolha do vencedor foi feita por dois corpos de jurados separadamente. O primeiro que julgou o desempenho dos competidores nos desafios da campanha foi composto por Stephanie Marinkovic (Espaço 13), Michelly Rossi, Maurício Porto (Caledônia Bar e O Cão Engarrafado) e Ernesto “Nica” Lara (Burle Bar).

Já o corpo de jurados da apresentação do palco foi composto por Marcelo Serrano, sócio e chefe de bar do Venuto SP e criador da versão brasileira do Moscow Mule; Ricardo Puma Fuenzalida, diretor da Cocktail Channel; Spencer Amereno Jr (Frank Bar), além de Chula (Bar dos Arcos).

Agora, aprenda a preparar o Brado, receita vencedora do Bacardí Legacy Brasil 2020 e experimente no seu bar para seus clientes!

aprenda a receita

BRADO

50 ml Bacardí Añejo Cuatro
30 ml chá preto*
15 ml suco de limão siciliano
15 ml xarope de hortelã**
10 ml Cynar

Em uma coqueteleira com cubos de gelo coloque todos os ingredientes e bata vigorosamente. Faça coagem dupla para um copo Collins com cubos de gelo novos e finalize com um twist de laranja-baía. Sirva sem canudo.

*Chá preto: Infusionar 10g de chá preto em 1 litro de água quente, esperar esfriar para o uso.
**Xarope de hortelã: Dissolver 500 g de açúcar em 300 ml de água fervente. Após apagar o fogo, adicionar 200g de hortelã fresco e deixar descansando por 20 minutos. Coe e reserve na geladeira.

Quem é o Campeão?

Poucos sabem que Mario é o único bartender a competir e chegar em todas as etapas semifinais das edições do Bacardí Legacy Brasil. Dessa vez, ele foi além e levou o troféu nacional.

Desde criança Mario Oliveira lia os livros sobre bebidas e drinques de seu pai e seu caminho na coquetelaria começou a ser trilhado em 2013 com tutoria de Derivan Ferreira de Souza, um dos bartenders mais renomados do país.

Hoje, com 24 anos, e depois de passagens por bares como o bar Número e G&T, Mario assumiu a carta de drinques do Nakka Jardins, em São Paulo.

Para o Bacardí Legacy, Mario desenvolveu o Brado, coquetel que traz a conexão entre os diferentes, a possibilidade de criar elos, mostrar sua voz e deixar a sua marca.

“O Brado é um coquetel que fala sobre o poder da voz. Não sobre a voz em si, mas sim sobre a importância e o peso que a união tem. A história da Bacardí, assim como a da maioria das conquistas e feitos histórico-culturais se deram através de movimentações e de atitudes que foram além do esperado, onde cada componente do coquetel traz essa referência”.

Conheça as receitas dos demais finalistas do Bacardí Legacy Brasil 2020 aqui

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!