Aprenda a preparar o Yuka, drinque de Roselayne Uai

No alfabeto kanji, a língua japonesa não se entende pela adição de sinais que formam uma palavra como em um alfabeto. A comunicação escrita se dá por ideogramas, conceitos abstratos que somados formam as definições de tudo aquilo que nos rodeia e sentimos. Por conta dessa característica, mesmo os nomes próprios nascem da união de idéias.

Para misturar os sabores do Brasil com os do Japão em uma casa pioneira na promoção de uma culinária nipobrasileira, Roselayne de Fátima, a RôUai, criou o Yuka. Em tradução livre 由花, uma das várias grafias possíveis, significa razão e flor, ou ainda amigável flor. Uma homenagem a amiga e Yuka Sakata que colaborou na escolha dos drinques que formam a carta do Banggai Asian Club elaborada por Roselayne.

A mistura do Yuka de Rô Uai é simplicidade com inovação. Sem grandes pretensões e técnicas da mixologia, o coquetel busca ser uma opção para as sempre populares “saquerinhas” ao trazer uma proposta leve, herval e misteriosamente cheia de especiarias.

Como uma ampla formação acadêmica e teórica, Roselayne Uai formou-se em administração de empresas e gastronomia. A sua primeira experiência profissional de destaque, foi como proprietária de um bar na pequena Gororê no Paraná. O sucesso da casa gerou convites para iniciativas similares e assim Rô Uai abriu muitas portas através de sua aptidão para circular com desenvoltura entre a culinária e a coquetelaria. Seu foco de trabalho é na consultoria de cardápios de cozinha e bar no oeste do Paraná.

Nas receitas para o copo, Roselayne teve um trabalho pioneiro de promover a cachaça em uma região de fronteira em que a vodka reinava em eventos e bares através do Circuito Charmoso da Cachaça, iniciativa pioneira e que acontece desde 2014. Das casas, destaque para as que abriu como proprietária, a Balaco Eventos e Armadilha Urbanas em Goioerê. Como consultora, Buffet Nuvem De Coco e Kubitschek Bar em Maringá; Banggai Asian Club e Chef´s House em Cascavel; Botequim Da Esquina em Toledo e Cascavel e Lemmýs Hamburgueria em Goioerê. Atualmente Roselayne elabora receitas e vídeo aulas de forno/fogão/coquetelaria para o Clube CN da Cachaçaria Nacional.

Quem se interessou em provar a combinação floral do Yuka, o drinque está na carta do Banggai Asian Club em Cascavel ao custo de R$ 26,90. Uma combinação nipônica dentre os #365DrinquesDoBrasil.

APRENDA A RECEITA

Yuka

75 ml de saquê seco
2 colheres de bar de chá verde em pó liofilizado
¼ colher de bar de gengibre ralado fresco
10 ml de suco de limão
50 ml de suco de laranja
20 ml de xarope da fortuna
folha de kalanchoe ou folha da fortuna comestível

Em uma coqueteleira com gelo, coloque todos os ingredientes e bata vigorosamente. Coe para uma copo bom gelo novo, finalize com gelo picado e guarneça com folha de kalanchoe.

Receita de xarope da fortuna (kalanchoe)

1 l de água mineral
1 kg de açúcar refinado
20 folhas de kalanchoe
1 maçã verde

Leve a água e o açúcar ao fogo e quando levantar fervura desligue o fogo. Junte os demais ingredientes e deixe descansar tampado por 1 h. Retire coe e armazene em geladeira por até 3 dias .

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!