Secreto Mediterrâneo, drinque do bartender Rodrigo Esteban Sepúlveda

Quem por ventura for visitar a Grécia em busca dos sabores mediterrâneos precisa seguir alguns caminhos. Quando Zorba falar, é melhor ouvir. Quando Zorba beber, você prova. Quando o Zorba amar, você irá sentir. Afinal, esse é um homem que devora a vida como se ela fosse um banquete. Um homem que não deixa para amanhã os prazeres que pode ter hoje.

Esse é Zorba, o Grego personagem interpretado por Anthony Quinn no filme de Michael Cacoyannis e inspiração para o drinque Secreto Mediterráneo de Rodrigo Sepúlveda, o Chileno. O coquetel combina os sabores do mar Mediterrâneo, notas de ervas como manjericão, tomilho, alecrim, tâmaras, amêndoas, damascos turcos e por fim uma imponente calda artesanal de figos. Completa a receita um mix cítrico.

O resultado é um sabor exótico, refrescante e aromático com notas cítricas. Já a apresentação é em um prato rústico de pedra sabão para representar as esculturas clássicas. Um coquetel que rima com uma boa dança syrtaki em alguma praia da ilha de Mykonos.

Rodrigo Esteban Sepúlveda, o Chileno, formou-se bartender pelo Senac-SP e acumula ainda uma formação pela Associação Brasileira De Barmen (ABB) e pela Associação Brasileira De Sommeliers (ABS-SP). Tem ainda uma extensa lista de cursos e formações com diversos nomes renomados da coquetelaria. Foi eleito um dos cinco melhores bartenders em atividade no Brasil pelo Diageo Challenger World Class 2010.

Atuando como consultor, em São Paulo já assinou os cardápios do bar da pizzaria Veridiana Jardins, Nonno Ruggero, L’entrecote De Olivier Anquier, Le Jazz Petit Bar, Skyhall Terrace Bar, Chi Restaurante, Filial, Genial e Esther Rooftop. No Recife montou as operações do Nez Wine Cocktail Bar, Empório Central, Lounge Cocktail Bar, Migué. Já em Belém assessorou e montou o Boteco & Bistrô Lounge Bar. Atualmente atua com a sua empresa RSProfissionalBar.

Criado especialmente para o Diageo World Class 2012, o Secreto Mediterráneo fez sucesso no Le Jazz Petit e hoje acompanha Rodrigo em todos os seus balcões. Mais um dos #365DrinquesDoBrasil.

APRENDA A RECEITA

Secreto Mediterrâneo

50 ml de vodka infusionada com damasco turco
50 ml de Carpano Antica Formula
15 ml de Orujo espanhol
30 ml de Cointreau
30 ml de mix cítrico

Em uma coqueteleira com gelo coloque todos os ingredientes e bata vigorosamente.
Como decoração do drinque sirva em um prato rústico decorado com damascos, tâmaras, amêndoas, alecrim, tomilho manjericão e grãos de pimenta rosa.

Receita de infusão de damasco

750 ml de vodka neutra
15 damascos turcos secos
2 colheres de sopa de uva passa branca
10 gotas de essência de damasco
1 pau de canela

Misture os damascos, a uva passa e a canela com a vodka e deixe infusionar a frio por uma semana em local escuro. Após esse período, coe a mistura, adicione a essência de damasco e reserve.

Receita de mix cítrico

400 ml de suco de laranja bahia
300 ml de suco de limão siciliano
300 ml de suco de grapefruit

Bata os três sucos sem açúcar nem gelo no liquidificador. Coe a mistura e reserve. Rende um litro de mix.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!