Aprenda a preparar o Revolução Brasileira, drinque do bartender Alex Mesquita

O Brasil é um país de arroubos revolucionários, ao longo da nossa história tivemos diversos golpes e revoluções. As consequências disso não cabe discutir aqui, mas certamente uma dessas rupturas foi a abolição da escravatura. Uma transição lenta e gradual que culminou com a Lei Áurea de 13 de maio de 1888.

Alex Mesquita é um defensor de uma outra ruptura que está em curso, justamente por isso criou um drinque chamado Revolução Brasileira. Uma mistura para seguir na contínua, lenta e revolucionária valorização do nosso destilado nacional, a cachaça. Foi pela nasceu mão dos negros escravizados nos engenhos que nasceu o álcool da cana-de-açúcar e, tal como a população de descendência africana, a bebida ainda precisa enfrentar hoje preconceito e estigmatização.

Para o seu Revolução Brasileira, Alex buscou uma dupla base alcoólica. Primeiro com a potência da cachaça, claro, mas combinada a doçura equilibrada do licor de amêndoas. Complementam a receita um leve toque cítrico do limão tahiti e um pouco de textura com o suco de abacaxi fresco.

O resultado serve para provar aos conservadores que é possível fazer boas misturas com cachaça. Além disso, duas frutas fáceis de encontrar tornam o drinque simples de replicar. Por fim, um pau de canela flambado traz um aroma forte e representa também as canelas dos escravos, açoitados e maltratados pelos senhores de engenho.

Foi na cadeira da Universidade do Coquetel em 2002 na Argentina que Alex Mesquita começou sua carreira. Ele acumula ainda uma formação em química de bebidas e alimentos e uma graduação como mixologista pela escola de bartenders Mundo Bar no Chile.

Base tão sólida renderam resultados, nos últimos 5 anos já foi eleito melhor bartender do Brasil e 3 vezes seguidas melhor profissional do Rio de Janeiro, período onde esteve à frente do projeto que revitalizou o Paris Bar, situado no Palacete Julieta de Serpa, na zona sul carioca. As premiações foram acima de tudo grandes aberturas de porta para divulgar a mixologia mundo afora e abrir a cabeça dos jovens profissionais.

Receita exclusiva do Paris Bar, atualmente Julieta Bar, o Revolução Brasileira é daquelas combinações fora da carta que você relembra nos #365DrinquesDoBrasil. Fica o convite aos revolucionários do copo, para beber é só seguir a receita.

APRENDA A RECEITA

Revolução Brasileira

50 ml de cachaça Leblon
20 ml de licor de amêndoas
20 ml de suco de limão tahiti fresco
20 ml de suco de abacaxi fresco
2 bailarinas de xarope de açúcar (1:1)

Em uma coqueteleira com gelo bata todos os ingredientes e depois faça uma coagem dupla para um copo baixo. Adicione então um bloco de gelo grande. Para finalizar, decore com um pau de canela flambado no maçarico.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!