Aprenda a preparar o Maria Gomes de Oliveira, drinque de Eduardo Amorim

No dia 8 de março de 1917, tecelãs na Rússia Czarista fizeram uma greve geral por melhores condições de trabalho após o país entrar para a Primeira Guerra Mundial. O maior desdobramento da ação dessas trabalhadoras foi a Revolução Russa que tirou o czar do poder e criou a maior potência comunista do mundo.

Para homenagear e essa e tantas outras lutas femininas a ONU – Organização das Nações Unidas –  oficializou em 1975 a data como o Dia Internacional da Mulher.No ano da Revolução Russa, a menina Maria Gomes de Oliveira completava 6 anos. Nascida e criada em uma casa de pau-a-pique no povoado de Malhada da Caiçara, na zona rural do atual município de Paulo Afonso, Maria viveu alheia ao que se passava na Rússia. Mas as dificuldades da vida no sertão e os desmandos das autoridades também fizeram dela uma lutadora a transformaram na Rainha do Cangaço, Maria Bonita.

O bartender Eduardo Amorim criou o seu drinque Maria Bonita Cangaceira como homenagem a todas as mulheres, mas em especial a Rainha do Cangaço, nordestina símbolo de bravura. Servido em uma taça martini, formato similar ao ventre feminino, o coquetel busca mostrar os sabores e dissabores da homenageada na visão de seu criador. Cachaça é a potência alcoólica brasileira, morangos frescos, limão e açúcar para representar a beleza e doçura de Maria, mas também seu lado azedo. Já a coloração rosa remete ao simbolismo da cor para definir o universo feminino.

Eduardo Amorim trabalha há 9 anos na coquetelaria. Começou na carreira conciliando a faculdade, o trabalho como professor de física e bicos noturnos nas baladas. O tempo passou e país perdeu um professor para ganhar um bartender.
Eduardo resolveu dedicar-se ao balcão. Com experiência acumulada nas principais casas de Goiânia, ele é atualmente gerente do pub Butchery BBQ e Drinks, onde é responsável pelo bar. 

Quem quiser provar a potência e sabor do Maria Bonita Cangaceira precisa ir até Goiânia. O drinque custa R$ 20 e está na carta do bar Camarote 62, no pub Butchery BBQ e Drinks e Aquarius Restaurante, um drinque do Cangaço dentre os #365DrinquesDoBrasil.

APRENDA A RECEITA

Maria Gomes de Oliveira

60 ml de cachaça branca
30 g de morangos frescos
30 ml de suco de limão
30 ml de xarope de açúcar 1:1
40 g de espuma de cerveja e gengibre
Alecrim, camomila, cravo-da-índia e anis estrelado
2 dashs de bitter aromático
1 ramo de tomilho

Em uma coqueteleira coloque os morangos frescos com o suco de limão e o xarope de açúcar e macere bem. Em seguida adicione a cachaça branca, gelo e bata vigorosamente. Em seguida faça uma coagem simples um uma taça martini gelada. Complete com a espuma de cerveja. Na guarnição coloque um ramo de tomilho e dois dashss de bitter aromático. Para finalizar faça uma defumação. Coloque em um pires, alecrim, camomila, cravo da Índia e anis estrelado queime com um maçarico.

Receita de espuma de cerveja e gengibre

140 ml de clara de ovo
652 ml de cerveja lager
200 ml de xarope de açúcar 1:1
100 g de gengibre
1 colher rasa de emulsificante

No liquidificador adicione o gengibre fresco e descascado e metade da cerveja. Bata durante 2 minutos e faça uma coagem. Higienize o liquidificador para tirar os resíduos e adicione a mistura já coada os demais ingredientes. Bata durante outros 2 minutos e vá adicionando lentamente a outra metade da cerveja.

Coloque em um recipiente limpo e sem odores, a mistura tem validade de 7 dias e deve ser armazenada em uma geladeira a temperatura de 8°C .

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!