Aprenda a preparar o Garden, drinque do bartender Jairo Gama

Cada infância tem seu próprio jardim, alguns secretos, outros dentro da escola, uns ainda no quintal de casa. Mas o certo é que todo jardim tem cheiros, texturas e até mesmo sabores que são capazes de nos transportar para um lugar na memória de quando éramos crianças.Para a etapa classificatória do World Class 2017, Jairo Gama voltou no tempo para o jardim da casa de sua mãe, onde ela sempre lhe presenteava com histórias seguidas de visitas à cozinha com diversos aromas e sabores. Assim nasceu o Garden, coquetel que ajudou Jairo a chegar ao top 5 no concurso da Diageo.

O passeio pelo Garden começa com a sensação arenosa de suspiros triturados e logo ganha corpo com um gim estilo london dry e sua garrafa em formato vintage. Clássico também é o copo, um modelo de 1920. Um xarope de arroz com cogumelos enoki segue a filosofia de priorizar ingredientes simples e bem feitos. Tem ainda um purê de abóbora, sabor afetivo que sempre completava as excursões ao jardim na infância de Jairo. A guarnição com endro e cogumelos enoki é a mais perfeita representação de um jardim clássico.

Nascido em Santo André, Jairo Gama começou a trabalhar aos 17 anos em um bar da cidade e desde então, nunca mais saiu do balcão. Passou pelo Pacha SP, Sea Club, Club A, Bartenders Company, Rey Castro, Jet Lag e The Sailor’s Pub. Atualmente está no Vista Bar e Restaurante, no Ibirapuera em São Paulo. É também presidente do conselho da Associação Brasileira de Bartenders (ABB), já em seu 4º ano de mandato, ajudando a organizar campeonatos e estruturar uma nova cara para ABB.

Na trajetória de campeonatos, além do top 5 no World Class 2017 com o Garden, Jairo também já foi Campeão de Caipirinhas Exóticas Equipotel 2010, 2º lugar no brasileiro de coquetelaria clássica pela ABB em 2010, 3º lugar no Brasileiro de Coquetelaria 2011, 5º lugar no World Class Brasil 2014, campeão da etapa São Paulo da Heineken Chopp (2014), campeão da Rota dos Drinks – Jack Daniel’s, com o drink “Jack Açaí” (2015), 4º lugar no do Jameson Ball 2016.

A experiência de degustar um Garden por hora não está em nenhuma carta, mas pode ser preparada por quem quiser capinar essa receita dentre os #365DrinquesDoBrasil.

APRENDA A RECEITA

Garden

50 m de gin Tanqueray Ten
40 ml de xarope de arroz com cogumelo enoki
2 colheres de bar de purê de abóbora
3 mini suspiro
endro e cogumelos enoki

Na coqueteleira, macere os suspiros, adicione o gim, o xarope, o purê de abóbora e o gelo. Sacuda vigorosamente e sirva em um copo com gelo. Decore com um jardim minimalista de endro e cogumelos.

Receita de purê de abóbora

1 kg de abóbora moranga
1 kg de açúcar refinado

Cozinhar a abóbora em fogo baixo, quando erguer fervura desligar o fogo, adicionar o açúcar, ligar novamente o fogo enquanto dissolve a abóbora com um garfo. Quando erguer fervura novamente está pronto, só esperar esfriar.

Purê de xarope de arroz com cogumelos Enoki.

1 kg de arroz (⅓ cru, ⅓ cozido ao dente e ⅓ papado).
50 g de cogumelos enoki
1 litro de xarope de açúcar 1:1

Separar ⅓ do arroz e fazer o cozimento do restante com os cogumelos tirar uma metade da panela quando estiver cozida ao dente e deixar a última empapar bem. Bater as três partes de arroz no liquidificador e depois mandar tudo de volta para uma panela com o xarope de açúcar. As três fases do arroz funcionam como um portal de lembranças, levando quem bebe para memórias, desde o doce de arroz da vó até o arroz do dia a dia.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!