Aprenda a preparar o Diamond Sour, drinque do bartender Fabio Kina

Destilados, gelo, emulsificantes, xaropes, sucos e frutas são apenas ingredientes soltos. A única forma capaz de unir uma mistura e transformá-la em arte é a imaginação e o esforço de mãos humanas. É a criatividade a força que constrói coisas belas.

Tal como um artista diante de pedra bruta, Fabio Kina esculpiu um drinque conceitual para o Most Imaginative Bartender 2016. O Diamond Sour supera barreiras na apresentação em busca de estabelecer novos parâmetros para a coquetelaria como forma de arte. Dois nomes foram influências para a criação que é também escultura, Ariel Leizgold e Luca Cinalli.

A receita do Diamond Sour traz ingredientes herbais, florais e cítricos que se completam para uma sensação de frescor perfumado com textura de sour, mas utilizando uma infusão de aquafaba. Além do sabor do Bombay Sapphire como base, o coquetel se destaca pela interação com o tato por meio de uma verdadeira jóia em forma de gelo. A decoração traz um diamante de safira erguido em um suporte de cobre, uma celebração da receita original do gim inglês.

Com formação em Lazer e Turismo na Each/USP, o paulista de Pirassununga Fabio Kina começou sua trajetória de bar em 2006, sempre trabalhando e aprendo com os grandes nomes da coquetelaria ao seu lado. É ainda um entusiasta do ar com o paraquedismo como hobby para os dias de folga. O início de carreira foi entre a Vila Olímpia e a Vila Madalena com uma passagem por um rock bar em sua cidade natal. Esteve ainda pelas casas noturnas Clash Club, Tapas Club.

No At Nine formou uma família sob o comando de Talita Simões e ao lado de Renan Tarantino e Matheus Cunha. Participou também da primeira equipe do The Sailor Pub ao lado de Jessica Sanchez e das casas Ramona e Alberta #3 ao lado de Raul Dias. Tem no currículo uma consultoria para o Barzêra em Londrina e três temporadas de verão no Jacaré do Brasil em Trancoso. Atualmente, Fabio é parte do experiente time do Seen SP no Hotel Tivoli, ao lado de Heitor Marin, Lucas Laranjo, Henrique Hudson, Chris Machado, Ítalo Rapacci.

Tal como a Estrela de Bombaim que ilustra o rótulo da Bombay Sapphire, o Diamond Sour é absolutamente único. A complexidade de sua apresentação o tornam impossível de replicar em escala. Uma jóia escultural dentre os #365DrinquesDoBrasil. 

APRENDA A RECEITA

Diamond Sour

60 ml de Bombay Gin infusionado com rosas brancas
25 ml de suco de limão siciliano
15 ml de xarope de poejo com cascas de limão siciliano
20 ml de aquafaba infusionada com verbena, lavanda e canela
20 ml de vermute Lillet
½ laranja kinkan macerada
1 rodela de limão siciliano desidratada para guarnecer

Em uma coqueteleira com cubos de gelo, coloque todos os ingredientes, faça um dry shake e passe para o diamante de gelo. Beba no próprio diamante, enquanto o gelo pinga na caneca de cobre.

As receitas dos ingredientes artesanais foram fruto de longa e intensa pesquisa e ficaram perdidas sem registro oficial. As memórias do bartender podem ajudar quem quiser replicar a mistura. Já o gelo esculpido é feito com muito esforço e até mesmo uma serra copo.

Xarope de poejo com cascas de limão siciliano

Trata-se de um xarope 1:600 feito com o chá de poejo e limão. Primeiro fazer o preparo do a infusão de poejo e casca de limão, com cuidado para não passar muito tempo e amargar a mistura. Coar o resultado, colocar açúcar na proporção de 1:600 e deixar descansar.

Aquafaba infusionada com verbena, lavanda e canela

Primeiro higienizar o grão de bico e hidratar na proporção de 500g para cerca de 2 litros d´água. O segredo da mistura está em trabalhar com uma infusão dentro de um emulsificante. Após 12 horas de repouso, pegar a água protéica do grão de bico, a aquafaba em si e misturar com a verbena, a lavanda e a canela. Fazer a infusão no vapor para não reduzir demais a quantidade de água.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!