Aprenda a preparar o drinque Fora da Lei, do bartender baiano PV (Paulo Vitor)

Quem fosse banido na Roma Antiga perdia suas propriedades e ficava proibido de voltar. Os que ousassem retornar eram considerados fora da lei, a quem se aplicava a pena de interdicere aquae et ignis (proibição de água e fogo). Era portanto ilegal oferecer-lhes água ou fogo e matar um fora da lei era livremente permitido.

Manter-se vivo em situação tão amarga requer esforço complexo, persistência e uma dose de pura força mesmo. Foi com a ajuda de um conspirador frequente de seu balcão que Paulo Vitor, o PV, criou o seu Fora da Lei. A receita nasceu para clientes interessados em um drinque complexo e intenso, mas com amargor e taninos menos marcantes do que os clássicos Boulevardier e Negroni.

Da Itália, antigo centro do poder do Império Romano, chega o Campari. Do Velho Oeste estadunidense um Bourbon Whiskey. Já o licor de baunilha de Madagascar estava perdido no estoque, tal qual um navio saqueado por corsários no mar. Acabou por trazer uma nota adocicada que suavizou o amargor. Finaliza o coquetel gotas de Zulú Bitters, com tons de raízes e especiarias.

O bartender Paulo Vitor, ou simplesmente PV, se interessou pelo ofício de bartender enquanto lavava copos e taças no La Tapería. Aos poucos, com um olhar atento, aprendeu sobre os processos e misturas da arte da mixologia. O interesse rendeu um estágio no bar do mesmo restaurante e aí começaram os estudos a mixologia clássica. Passou para o Chupito já como bartender e segue na trajetória de aprendizado constante.

APRENDA A RECEITA

Fora da Lei

35 ml de  Wild Turkey Original
30 ml de Campari
25 ml de licor de baunilha Marie Brizard
3 gotas de Zulú  Aromatic Bitters

Em um mixing glass com cubos de gelo, misture todos os ingredientes e mexa o mais rápido possível até que esteja bem gelado. Coe para um copo baixo com uma esfera de gelo e sirva imediatamente. A decoração fica a critério do bartender.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!