Foi-se o tempo em que todas as marcas de energéticos gostariam de ser como, ter o gosto de e parecer com o Red Bull.  Todos nós já bebemos um energético e logo vinha à cabeça “é, não parece com Red Bull”. Era natural, era o parâmetro e todos esperavam aquilo.

Porém, os anos se passaram, a categoria amadureceu e nem só do energético do boi bravo vivem as prateleiras. Temos agora marcas competitivas como Flash Power, Flying Horse, Burn, TNT e Monster, para falar das mais conhecidas. Das desconhecidas e até duvidosas, aí temos um mundo de marcas disponíveis.

Algumas com um sabor frutado e cítrico, outras com notas de guaraná ou frutas vermelhas. Ácido ascórbico, cafeína e taurina não podem faltar em nenhuma fórmula, mas o saborzinho de cada uma já é muito diferente do grande carro chefe dos energéticos em toda a história, o Red Bull.

Fato é que o energético austríaco acaba de inovar no mercado ao lançar a sua fórmula conhecida com a adição de flavors (aroma e sabor) complexos. São as edições especiais: The Red Edition, The Blue Edition e The Silver Edition.

The Red Edition tem sabor Cranberry. Eu particularmente adorei o sabor, é agradável, bem sutil e frutado, apesar de não ter um traço de cranberry (é só ler o rótulo para encontrar concentrado vegetal de cenoura, groselha e açafrão).

The Blue Edition tem sabor Blueberry. Sabor de balada, nada elegante, potente e quase infantil. Mas vai fazer sucesso, fato. (Lê-se no rótulo, concentrado vegetal de cenoura e hibisco).

The Silver Edition tem sabor Limão. Bola fora. Num país como o Brasil, que tem uma proximidade tão grande com o limão, é preciso acertar em cheio. E não foi o que aconteceu. Sabor de limão metálico, sem potência de acidez e com pouca presença de coloração.

Agora é esperar as novidades que virão das marcas concorrentes, porque na minha opinião os sabores vão pegar. O preço continua no mesmo patamar, o que ajuda a experimentação, e nas festas todo mundo vai querer estar com a latinha diferente.

Semana passada eu estava andando em uma loja de ingredientes orgânicos e me deparei com uma bela surpresa. O primeiro energético orgânico brasileiro. Chama-se Organique e é feito à base de guaraná, erva-mate e açaí. Totalmente natural e orgânico, é possível até sentir o sabor do guaraná fresco tirado do mato.

Não é tão fácil de achar ainda, mas assim que encontrar essa latinha, prove.

Mais inovador ainda é a nova entrante no mercado de energéticos. Balada, bebidas, e festas? Nem um pouco.

Quem chega para roubar uma fatia das marcas tradicionais é a americana Starbucks. A maior rede de cafeterias do mundo acaba de lançar seus novos energéticos, à base de um concentrado de chá verde, e eles já começaram a vender no Brasil com o nome de Refreshers. Provei e sim, é muito bom.

Esse sim, à base de suco de frutas, vitamina b e ginseng, são energéticos quase naturais.

Em três sabores, Raspberry Pomegranate, Strawberry Lemonade e Orange Melon.

Passe na loja deles e prove o Refreshers.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!