Conheça as 8 cachaças com melhor custo benefício
Convidamos três especialistas em cachaças para sugerir as melhores opções com ótimo custo benefício, ou seja, que você não vai pagar muito caro para ter uma cachaça de altíssima qualidade.
Carolina Bastos, sócia do Jiquitaia Bar, Felipe Jannuzzi, editor-chefe do Mapa da Cachaça e Milton Lima, fundador da Cachaçaria Macaúva foram convidados para escolher cachaças especiais, muitas vezes pouco citadas pelo grande público, mas que carregam grande qualidade a um custo moderado.
Conheça abaixo as cachaças selecionadas:
Com 45% de graduação alcoólica, se torna uma ótima opção para bebê-la pura ou em caipirinhas. “Com fortes traços metálicos e minerais no nariz, é encorpada, de a acidez presente, fina, intensa e persistente na boca.” afirma o Mapa da Cachaça ao definí-la.
A Princesa Isabel nasce com rótulo, identidade e produto em alta performance. São quatro cachaças, a branca, envelhecida em carvalho, envelhecida em bálsamo e uma envelhecida em madeira de jaqueira, algo ainda exótico neste país. Todas com gradução alcoólica que variam de 40% a 42%.
É armazenada em barrís de freijó, e engarrafada em 600 ml, com graduação de 50%. Por conta da graduação alcoólica acima de 48%, não podemos chamá-la de cachaça de fato, mas sim de aguardente.
Envelhecida um ano em barrís de amburana, que a dá notas adocicadas e possui graduação alcoólica no limite de 48%. Antigamente era vendida como Cachaça Januária, pelo seu criador, o Claudionor. De tão famosa, ganhou o nome de Claudionor anos atrás.
A empresa possui diversos rótulos, que vão desde a cachaça branca, passando por envelhecidas em amendoim e até uma linha de licores. A Mato Dentro Prata, mais aclamada, passa uma ano em tonéis de amendoim. Além da Destilaria, a Mato Dentro conta com uma Hospedaria onde pode-se conhecer todo o processo produtivo da cachaça. A Mato Dentro é uma das mais presentes nas muitas premiações de cachaças do Brasil.
Com 42% de graduação alcoólicas é armazenada em toneis de Bálsamo, uma madeira muito comum no envelhecimento de cachaças da região, que remete à aroma e sabor adocicados e de especiarias. A Saliníssima é produzida pelo grupo Natique, mesma empresa que produz marcas como Santo Grau e Espírito de Minas.
A Cachaça Patrimônio, fabricada na Fazenda Guadalupe, possui 44% de graduação alcoólica e descansa por apenas 3 meses em barrís de bálsamo, que confere coloração e um pouco de corpo à cachaça. A Patrimônio é uma cachaça que tem outro irmão famoso na história, o Engenho Pequeno.
A Sapucaia possui uma linha de produtos que vão desde as cachaças brancas, até envelhecidas 18 anos, passando por ótimo licor de jabuticaba e limoncello à base de aguardente de cana. Com 40,5% de graduação alcoólica, a cachaça Sapucaia Florida Cristal é envelhecida dois anos em tonéis de amendoim.
Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.
Obrigado por se inscrever!