O volume total de bebidas alcoólicas (TBA) caiu 1% em todo o mundo em 2024, de acordo com novos dados do IWSR. Saiba que categorias cresceram e quais caíram.
A retração foi impulsionada principalmente por uma queda de 3% nos EUA e de 5% na China. Nos EUA, todas as categorias, exceto RTDs, apresentaram declínio, enquanto todas as categorias relataram declínio na China.
A incerteza política e econômica esteve por trás do declínio nos EUA, de acordo com o IWSR, enquanto o enfraquecimento do crescimento econômico da China, a crise imobiliária e o envelhecimento da população foram citados como fatores-chave. Apesar da retração, a análise apontou para bolsões de crescimento futuro.
Embora as condições comerciais nos EUA permaneçam difíceis, o país representa as cinco maiores oportunidades de crescimento em valor entre os mercados desenvolvidos entre 2024 e 2034, de acordo com as previsões do IWSR: coquetéis e long drinks, cerveja sem álcool, tequila, uísque americano e chá forte.
Horizontes brilhantes
Notavelmente, os volumes de cerveja sem álcool aumentaram 23% em 2024 e a previsão é de expansão a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 18% entre 2024 e 2029.
A empresa de insights atribuiu a popularidade da categoria a tendências de bem-estar, inovação, mais opções de chope no varejo, apoio de celebridades e oportunidades de e-commerce.
A cerveja superpremium também se destacou, sendo a única faixa de preço a crescer 2% em 2024. A previsão é de expansão a uma CAGR de 4% até 2029, enquanto a cerveja como um todo deverá cair a uma CAGR de 3%.As bebidas destiladas de agave também devem crescer a uma CAGR de 1% até 2029, com os consumidores exigindo autenticidade, integridade do produto e preços equilibrados.
Além disso, a previsão é de que o agave premium acelere a uma CAGR de 6%, enquanto o agave superpremium deverá despencar 7%.
Ofertas premium
Marten Lodewijks, presidente da IWSR US, afirmou: “Nesta nova fase de crescimento mais comedido da tequila, com foco em preços premium, o reposado emergiu como um claro vencedor, apresentando forte crescimento devido ao seu preço acessível e perfil de sabor suave.”
Na categoria de bebidas prontas para beber (RTD), o chá forte se destacou, com volumes 31% maiores em 2024.
Enquanto as bebidas prontas para beber (RTD) devem crescer 1% entre 2024 e 2029, a previsão é de que o chá forte aumente 11%.
“Mais ofertas premium de chá forte à base de destilados combinam o apelo do chá gelado clássico com a sofisticação das bebidas destiladas tradicionais, atraindo consumidores que buscam opções saborosas e com menor teor alcoólico”, acrescentou Lodewijks.matéria escrita por Amelie Maurice-Jones e publicada no The Drink Business em 14 de julho de 2025
Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.
Obrigado por se inscrever!