Descubra a história do Chantilly, o creme mais famoso do mundo desde suas origens nobres na França até se tornar uma o queridinho na cozinha, no café e na coquetelaria 

O Chantilly se tornou o creme da confeitaria mais conhecida em todo mundo, um dos acompanhamentos mais icônicos das mesas nos cinco continentes.

Agora, a história que explica a origem do creme de Chantilly envolve orgulho, frustração, suicídio e redenção. Saiba como nasceu e aprenda a preparar esse creme de textura leve e aveludada.

A origem controversa

Muitos atribuem a invenção a François Vatel, um pâtissier do século XVII. Em abril de 1671, ele foi contratado para organizar uma festa no Castelo de Chantilly para o Duque de Condé e seu primo Luís XIV. A festa, prevista para mais de 500 pessoas durou três dias com fartos banquetes e entretenimentos luxuosos.

Outros afirmam que ele apareceu pela primeira vez em 1784 quando a baronesa Marie Féodorovna comentou sobre um creme doce durante uma celebração realizada no Hamlet de Chantilly. Mas, infelizmente, ela não identificou quem foi a primeira pessoa a adoçar o creme.  Independente de sua origem, o chantilly é um símbolo da herança culinária francesa.  

Banquete trágico  

Acontece que para Vatel, infelizmente as coisas não foram tão bem durante o banquete.

No primeiro banquete, Vatel teve problemas na cozinha e com a falta de ingredientes que ele havia pedido. Incapaz de suportar a dor do fracasso o chef cometeu suicídio antes que a festa acabasse.  

Diz a lenda que um dos problemas enfrentados foi a o não recebimento de creme para os pratos que Vatel havia planejado no banquete. Então, para dar volume ao estoque de creme que tinha ele criou o creme Chantilly.  

Sentindo-se  desonrado e sem dignidade para viver após ter falhado em sua missão, Vatel perfura três vezes seu coração com sua espada e cai morto.

A receita 

Apesar da receita para creme de leite batido espumoso remonta a muito mais tempo – livros de receitas de muitos anos antes apresentam um creme com baunilha e clara de ovo “leve como neve”. 

Somente um século depois do famoso banquete que o nome “Creme de Chantilly” foi aplicado a receita e incluiria açúcar, como conhecemos hoje.  

Chantilly é um creme levemente batido, levemente adocicado e delicadamente aromatizado, geralmente com baunilha, mas também com ingredientes como rum.

O adoçante normalmente vem do açúcar de confeiteiro, que se dissolve completamente em contato com o creme, então não há granulação. O creme é batido em picos suaves para uma textura exuberante; este não é um creme rígido que pode ser embalado.

Chantilly é uma cobertura ótima para quase qualquer sobremesa, mas funciona especialmente bem em tortas e bolos. Também é uma maneira simples e eficaz de levar uma tigela de frutas frescas ou bagas ao seu mais alto nível de delícia.

Como preparar

Comece com creme de leite frio e uma tigela de metal gelada e batedores.

Para cada xícara de creme, adicione uma colher de sopa de açúcar de confeiteiro peneirado e meia colher de chá de extrato de baunilha ou outro extrato aromatizante.

Bata o creme com um batedor na sua batedeira ou com uma batedeira manual até obter textura suave. É melhor terminar o creme à mão para garantir que ele não fique batido demais.  

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!